Sete Psicopatas e um Shih Tzu (“Seven Psychopaths”, Reino Unido, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

O diretor Martin McDonagh que trabalhou com Colin Farrell na comédia “Na Mira do Chefe”, retoma a parceria numa produção ainda mais peculiar. Farrell é Marty, um roteirista com dificuldade para escrever um filme chamado “Sete Psicopatas”. Seu melhor amigo Billy (Sam Rockwell de “A Condenação”) é um picareta cujo negócio é sequestrar animais de estimação para devolver aos donos em troca da recompensa. Junto com seu parceiro Hans (Christopher Walken de “Um Crime Nada Perfeito”), eles roubam um Shih-Tzu de Charlie (Woody Harrelson de “Jogos Vorazes”) um mafioso psicopata e então este passa a perseguir a todos, incluindo Marty.

A trama central funciona apenas como uma espinha dorsal para o verdadeiro objetivo do roteiro que é mostrar em camadas as histórias por trás de cada personagem apresentando uma interessante dualidade entre o cômico e o trágico, bem como fazer uma crítica bem humorada ao cinema moderno. Para isso ele usa o próprio roteiro de Marty como a exteriorização da própria narrativa com ótimas sacadas como por exemplo quando Hans, após ler o roteiro, faz uma hilária conclusão sobre a participação das mulheres em Hollywood, a qual também se reflete naquele momento.

Afiado, racista e politicamente incorreto, não só coloca pérolas humorísticas escondidas, como também “brinca” (entre aspas, pois também há uma carga dramática envolvida) com histórias de psicopatas reais como a do Zodíaco e que fim ele levou. Entretanto, por conta da narrativa fragmentada, o espectador com mais afinidade ao cinema comercial com uma linha do tempo mais direta talvez reclame do resultado. Farrell revela sua veia cômica numa interpretação acertadamente caricata, enquanto o destaque vai para Christopher Walken, não só pelo brilhantismo da atuação, mas pela complexidade de seu personagem e as reviravoltas que seu passado traz para a trama.

Sete Psicopatas e um Shih-Tzu” é mais uma grata surpresa do cinema alternativo britânico onde Martin McDonagh coloca pitadas de quando Guy Ritchie fazia filmes decentes e repletos de diálogos afiados. Para o cinéfilo ir sem medo.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Farrell
Sam Rockwell
Christopher Walken
Woody Harrelson
Abbie Cornish
Tom Waits
Olga Kurylenko
Michael Stuhlbarg
Helena Mattsson
Linda Bright Clay
Harry Dean Stanton
Michael Pitt
James Hébert
Christopher Gehrman
Christian Barillas
Joseph Lyle Taylor
Kevin Corrigan
Gabourey Sidibe
Zeljko Ivanek
Long Nguyen
Christine Marzano
Frank Alvarez
Brendan Sexton III
Amanda Mason Warren
John Bishop
Richard Wharton

Direção:
Martin McDonagh

Produção:
Graham Broadbent
Peter Czernin
Martin McDonagh

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:
Carter Burwell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑