Setembro em Shiraz (“Septembers of Shiraz”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã, até então uma monarquia autocrática pró-Ocidente comandada pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi, em uma república islâmica teocrática sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini (Wikipedia).

Adrien Brody de “Visões do Passado” e Salma Hayek de “Como se Tornar um Conquistador” formam uma próspera família judia que precisa deixar o país enquanto os revolucionários tomam todas as suas posses e ameaçam as suas vidas.

Baseado em um best seller homônimo, o filme é meio novelão, onde os arcos de história e seus personagens são bem características de produções televisivas, cheios de caras e bocas e reviravoltas previsíveis. Os protagonistas fazem o que podem, principalmente Brady que parece melhor encarnar o sofrimento de quem não sabe se verá a luz do dia.

Os bandidos são pra lá de cartunescos, mas conseguem integrar sem grandes traumas a narrativa de desventuras da família e ainda a dinâmica dos personagens dá um gostinho do contexto histórico pelo qual passava o Irã no final da década de 70, bem como suas motivações para a revolução, sendo inclusive emblemático o fato da família, no caso, perseguida, ser judia.

O desfecho tem um pouco de manipulação narrativa desnecessária que é compensado pelo talento do protagonista.

Setembro em Shiraz” traz um bom contexto histórico para uma narrativa que acerta na ambientação e escorrega na direção que envereda para transformar o livro numa minissérie da Globo.

Ficha Técnica

Elenco:
Salma Hayek
Adrien Brody
Shohreh Aghdashloo
Gabriella Wright
Alon Aboutboul
Anthony Azizi
Nasser Memarzia
Ben Youcef
Jamie Ward
Bashar Rahal

Direção:
Wayne Blair

Produção:
Gerard Butler
Heidi Jo Markel
Alan Siegel
Hanna Weg
Les Weldon

Fotografia:
Warwick Thornton

Trilha Sonora:
Mark Isham

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑