Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras (“Sherlock Holmes: A Game of Shadows”, EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Interessante tendência de Hollywood que agora faz com que as continuações de suas mais importantes superproduções (no sentido comercial é claro) não venham mais numeradas, mas sim com um subtítulo. Entre outras, foi assim com “Transformers – O Lado Oculto da Lua”, tal qual é em “O Jogo das Sombras” que substituiria no numeral 2 em “Sherlock Holmes”, talvez para dar a importância de um original.

Digressões a parte, nosso herói criado a partir da pena brilhante de Sir Athur Connan Doyle reaparece na pele de Robert Downey Jr (“Um Parto do Viagem”) que com sua persona cínica e carismática se acostumou a interpretar ele mesmo. Ele se reencontra com Watson (Jude Law de “Contágio”) para enfrentar a ameaça causada pelo seu arqui-inimigo, o professor Moriarty (Jared Harris de “Aterrorizada”).

O filme joga na cara do espectador o fato desse ser o maior caso de Sherlock de todos os tempos como fizesse uma súplica de que esta continuação deveria ser melhor que o original. A verdade é que ela segue a mesma linha visual, tem os mesmos trejeitos do diretor de ambas as partes, Guy Ritchie, com apenas algumas particularidades referentes ao roteiro. O tal mistério toma proporções continentais, funcionando quase como um “Missão Impossível” ou um “007” do século retrasado. Isto é, infelizmente exige pouco da mente da platéia, transformando-se praticamente como uma conspiração mundial, perdendo assim a sua áurea enigmática.

A química de Downey Jr. com Law funciona muito bem, enquanto o personagem feminino da trama perde força ao substituir a linda Rachel McAdams (“Meia Noite em Paris”) pela surpresa inexpressiva e desperdiçada de Noomi Rapace, alçada ao estrelato pelo longa europeu “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, estreando em seu primeiro filme de língua inglesa, interpretando uma cigana que pode ser uma peça chave do mistério.

Ritchie como sempre aposta numa paleta de visual cru, como na maioria de suas obras, e ainda abusa de interessantes efeitos de câmera lenta que se fazem mais presentes nas seqüências em que o protagonista repete a linha de pensamento para cada luta a ser travada, prevendo os movimentos de seu antagonista ou numa curiosa cena de fuga no meio da floresta.

A cena que talvez mais se destaque é justamente o clímax. Mas se destaca pela total falta de ação, num interessantíssimo conflito mental entre Holmes e Moriarty que começa num tabuleiro de xadrez e termina no ótimo diálogo onde ambos tentam prever os movimentos de luta do outro sem, entretanto, mover um músculo.

O Jogo das Sombras” é um exemplar que faz altura com o anterior, contendo as doses certas de ação e humor e não deve decepcionar os amantes do mais brilhante detetive de todos os tempos.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Robert Downey Jr.
Jude Law
Rachel McAdams
Jared Harris
Noomi Rapace
Stephen Fry
Kelly Reilly
Eddie Marsan
Geraldine James
William Houston
Dominic Kinnaird
Gabrielle Scharnitzky
Thorston Manderlay

Direção:
Guy Ritchie

Produção:
Scott Rudin
Joel Silver
Dan Lin

Fotografia:
Philippe Rousselot

Trilha Sonora:
Hans Zimmer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑