Sniper Americano (“American Sniper”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Filmes de guerra sobre histórias reais estão como o prato cheio do Oscar 2015. O diretor Clint Eastwood já fez dois exemplares do gênero em 2006: o muito bom “A Conquista da Honra” e o sensacional “Cartas de Iwo Jima”.

Aqui ele meio que reprisa seu estilo de direção ao contar a história do herói americano Chris Kyle, o sniper ao qual foi creditado o maior número de mortes na Guerra do Iraque. Bradley Cooper de “Trapaça” talvez tenha seu melhor desempenho nesse longa vivendo Kyle, sua vida pregressa à guerra, sua dedicação e seu sofrimento devido às consequências psicológicas que a guerra trouxe.

Sabendo de suas limitações como diretor, principalmente no que diz respeito à linearidade burocrática de sua narrativa, Eastwood aposta em sequencias realistas e gráficas, bem como na caracterização do protagonista. Aposta que se mostra acertada, pois consegue prender o espectador mesmo após pouco mais de duas horas de projeção. Os efeitos especiais são bastante eficientes, bem como a cenografia e design de produção. A fotografia de Tom Stern (parceiro do diretor em “Curvas da Vida”) é essencial para mostrar um Iraque que vai do épico de uma cidade destruída até a claustrofobia do que é andar em ruas apertadas sempre temendo um inimigo invisível.

Apesar das partes mais relevantes e interessantes, serem na guerra, o expediente usado para retratar Kyle no trauma após seu serviço no Iraque não são cansativos, mesmo não sendo originais (a cena do som da guerra com a TV desligada já apareceu em outras produções do gênero).

Eastwood faz questão de um desfecho sem clímax, como a própria vida às vezes nos entrega, o que pode não agradar a quem esperava o mesmo ritmo dos outros atos. Entretanto, apesar de “Sniper Americano” contar a história de mais um dos inúmeros ditos heróis da guerra, mostrando marcas já mostradas, ele o faz com muita arte e técnica, além de ótimas atuações, conjunto tal que o faz ficar um nível acima da maioria dos filmes do gênero.

(Curiosidade) Licenças poéticas que o filme toma, mas que são diferentes do que aconteceu na vida real:
– Kyle tinha 25 – e não 30 anos como mostra no filme – quando se alistou.
– O primeiro alvo dele foi uma mulher, e não uma criança com sua mãe.
– Kyle não mata Mustafa na vida real. Mustafa morre em outro evento, enquanto aquele tiro longe de Kyle foi em direção a uma insurgente que ameaçava um pelotão americano.

Ficha Técnica

Elenco:
Bradley Cooper
Sienna Miller
Kyle Gallner
Cole Konis
Ben Reed
Elise Robertson
Troy Vincent
Keir O’Donnell
Marnette Patterson
Jason Hall
Billy Miller
Leonard Roberts
Reynaldo Gallegos
Kevin Lacz
Jake McDorman
Cory Hardrict
Luis Jose Lopez
Brian Hallisay
Erik Aude

Direção:
Clint Eastwood

Produção:
Bradley Cooper
Clint Eastwood
Andrew Lazar
Robert Lorenz
Peter Morgan

Fotografia:
Tom Stern

Trilha Sonora:
Enio Morricone (uncredited)
Clint Eastwood (uncredited)

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑