Sob a Sombra (“Under the Shadow”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : , , ,

O filme iraniano tem uma das mais improváveis características que o gênero de terror poderia trazer: ele é rico culturalmente. E não só por apresentar-se no Irã (óbvio) e fazer com que os ocidentais apontassem as diferenças entre culturas. Ele baseia toda a sua história na própria história do país.

No fim da década de 80, a guerra entre Irã e Iraque chega no delicado ponto onde o Iraque começa a mandar mísseis de média distância podendo chegar até a capital do Irã, Teerã. Nesse cenário a mãe de família Shideh (a ótima atriz iraniana Narges Rashidi) tenta em vão voltar a estudar medicina, sendo penalizada por sua posição política no passado e é constantemente lembrada sob sua condição inferior de mulher. Quando a ameaça de bombardeio começa a se tornar próxima e seu marido tem que viajar à trabalho, várias pessoas de seu prédio começam a deixar seus apartamentos e estranhos fenômenos aparentemente sobrenaturais começam a afetar a vida de sua filha Dorsa (a carismática atriz mirim Avin Manshadi).

Como já citei, é louvável a aderência do roteiro em colocar todo um contexto cultural em prol de um conto de terror. Tanto que as pressões da guerra e de sua condição como mulher são um fator chave para fazer o espectador se questionar se os eventos sobrenaturais não seriam coisa da cabeça da protagonista. Além disso, explora também os próprios elementos de medo da região, substituindo os espíritos e demônios do ocidente pelos Djiin que é um análogo cultural.

Essa ótima sacada do roteiro, a condução do diretor estreante Babak Anvari e a falta de efeitos especiais (só tem um pouquinho mais para o final), dando lugar a criativas edições e efeitos de câmera e enquadramento (a cena da filmagem de Shideh deitada na vertical é um bom exemplo), fazem com que a produção lembre muito o clima do clássico “Sexto Sentido”. E ainda a trilha minimalista que emula um som ambiente, mas opressivo como se houvesse uma aura de tensão constante no ar cada vez mais crescente não deixa o público confortável (no bom sentido).

Como se não bastasse, a personagem principal ainda é sagaz – no limite das possibilidades – em tomar decisões sensatas para proteger a si e a filha, ao invés das comumente decisões suicidas que costumam estragar os exemplares do gênero.

Sob a Sombra” mostra uma inteligência rara no gênero, além de provocar tensão e ótimos sustos sem exageros e ainda traz um rico e diverso cenário da cultura iraniana. Mil e uma utilidades!

Curiosidades:
– Apesar de se passar no Irã (Teerã) foi todo filmado na Jordânia por motivos óbvios.

Ficha Técnica

Elenco:
Narges Rashidi
Avin Manshadi
Bobby Naderi
Arash Marandi
Aram Ghasemy
Soussan Farrokhnia
Ray Haratian
Hamid Djavadan
Behi Djanati Atai
Bijan Daneshmand

Direção:
Babak Anvari

Produção:
Emily Leo
Oliver Roskill
Lucan Toh

Fotografia:
Kit Fraser

Trilha Sonora:
Gavin Cullen
Will McGillivray

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑