Sobrenatural: A Última Chave (“Insidious: The Last Key”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

A saga “Sobrenatural” vem acumulando fama e grana, mesmo sendo filmes que são bons, mas ainda longe dos melhores do gênero. O mérito é como a série teve uma mudança de protagonista a partir do terceiro, onde se conta a história de Elise (a veterana Lin Shaye) e como ela formou seu time com a dupla Tucker e Specs (este último é Leigh Whannell o autor dessa série e da saga “Jogos Mortais”).

Agora, este filme que se passa logo antes dos acontecimentos do original, se aprofunda mais na infância da protagonista, ao mesmo tempo que a instiga a investigar um caso ocorrendo em sua própria casa na infância.

Com poucos, mas bons sustos, o ponto alto da produção é justamente a parte do mistério que envolveu seu próprio pai e o atual morador da casa, além das “visões” de mulheres que Elise teve. Por outro lado, o grande vilão – o tal mostro da última chave – se mostra incoerente no terceiro ato.

Aliás, o grande problema da série – e um dos pontos que não a deixa decolar – é o tal “Além” para onde alguns dos personagens se transportam para, digamos, resolver as coisas. Essa dimensão passa uma falsa percepção de medo e tem uma lógica que sempre é conveniente ao que o roteiro quer. Por exemplo, a mesma energia que faz uma entidade se fortalecer, em outro momento acaba com ela num piscar de olhos, apenas porque a história pede isso, o que acaba tornando a imprevisibilidade artificial.

E se Lin Shaye encarna seu personagem com a sabedoria, fragilidade e seriedade que seu papel pede, os demais, responsáveis pelos alívios cômicos, forçam muito a barra da comédia, principalmente em momentos decisivos e tensos, onde não caberia piadas.

O desfecho que, como já dito, leva diretamente aos eventos do primeiro filme, tenta repetir o que foi feito com elegância em “Annabelle 2”, mas sem o mesmo efeito dramático.

Sobrenatural: A Última Chave” mantém um equilíbrio mediano: quando injeta originalidade em partes da trama, drena a mesma originalidade em outras, virando mais do mesmo. Mas não deixa de ser uma boa oportunidade de ir ao cinema e conferir o fechamento do arco de história das prequels da saga.

Curiosidades:

– Na cena em que Elise está no “Além” e abre a porta e vê um menino preso, esse já é Dalton, o filho do casal do primeiro filme.
– O cachorro de Elise se chama Warren em homenagem ao casal Warren de “Invocação do Mal” (dos mesmos realizadores).

Ficha Técnica

Elenco:
Lin Shaye
Leigh Whannell
Angus Sampson
Kirk Acevedo
Caitlin Gerard
Spencer Locke
Josh Stewart
Tessa Ferrer
Aleque Reid
Ava Kolker
Pierce Pope
Bruce Davison
Javier Botet
Marcus Henderson
Amanda Jaros

Direção:
Adam Robitel

Produção:
Jason Blum
Oren Peli
James Wan

Fotografia:
Toby Oliver

Trilha Sonora:
Joseph Bishara

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Antonia Almeida
    on

    Muito bons personagens. Este filme é um dos melhores do gênero de terror que estreou. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Os filmes de terror evolucionaram com melhores efeitos visuais e tratam de se superar a eles mesmos. Eu gosto da atmosfera de suspense que geram, e em Sobrenatural: a última chave, acho que conseguem muito bem. O elenco é parte fundamental para que o filme de um medo terrível. É um dos melhores filmes de terror em 2018. O que eu mais gosto é o terror psicológico. Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑