Sombras da Noite (“Dark Shadows”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : , ,

Nessa oitava parceria de Tim Burton com Johnny Depp após “Alice no País das Maravilhas”, eles resgatam um seriado pouco conhecido da década de 70 e o transpõe para o cinema. Depp é Barnabas Collins que fora transformado em vampiro pela Bruxa Angelique (Eva Green de “Ventre”) e enterrado onde fica por quase duzentos anos. Quando libertado, em plenos anos 70, ele volta pra casa e descobre seus descendentes em completa decadência. Então ele vai tentar reerguer a glória da família, mas voltará a enfrentar a própria bruxa, a qual virou uma grande empresária.

Coerência não é muito o forte dessa produção que mistura bruxas com vampiros, espíritos e até desnecessariamente lobisomens. Tão confuso quanto, é estabelecer o padrão de poderes de cada personagem, já que estes parecem surgir apenas quando é conveniente ao roteiro. Apesar de um grande elenco formando a família Collins, incluindo aí Michelle Pfeiffer (“Noite de Ano Novo”), seus respectivos personagens são unidimensionais e desinteressantes. Com a exceção da Dra. Hoffman, muito bem caracterizada por Helena Bonham Carter de “O Discurso do Rei” e esposa do diretor Tim Burton.

Por essas e outras que o filme mais uma vez pertence a Johnny Depp. Dessa vez nem tanto pela sua atuação, pois é como se o Capitão Jack Sparrow virasse um vampiro, mas pelo personagem politicamente incorreto que faz. Barnabas além de vampiro, tem uma queda por mulheres bonitas, independendo do que possa sentir pelo seu interesse amoroso na trama. Além disso, não se furta em travar engraçados diálogos justo com quem está prestes a matar. Ele protagoniza também cenas que mesmo repetindo o saturado clichê de alguém deslocado vindo de uma realidade diferente (vide “Thor”), não deixa de ser hilário, como quando ele discute com uma TV ou quando confunde Mefistófeles com McDonalds.

Sombras da Noite” talvez seja o mais mediano filme de Tim Burton dos últimos tempos. Diverte, mas a quantidade de elementos soltos na trama e da falta de cuidado com seus personagens e com a sua própria continuidade acabam dando uma sensação de incômodo ao seu final.
[rating:2.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Michelle Pfeiffer
Helena Bonham Carter
Eva Green
Jackie Earle Haley
Jonny Lee Miller
Bella Heathcote
Chloë Grace Moretz
Gulliver McGrath
Ray Shirley
Christopher Lee
Alice Cooper
Ivan Kaye
Susanna Cappellaro

Direção:
Tim Burton

Produção:
David Kennedy
Graham King
Richard D. Zanuck

Fotografia:
Bruno Delbonnel

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑