Speed Racer (EUA, 2008) ***NOS CINEMAS***

Genre :

[youtube tO2jcwgIi8o]

Apesar de ser comunicado como um produto de massa, “Speed Racer” não é para qualquer um. Pra início de conversa, é uma tradução literal do desenho animado da década de 60. Isto é, em sua forma, ele está para o desenho assim como o filme “Sin City” está para os quadrinhos.

Utilizando-se de efeitos especiais nunca antes vistos, os irmãos Warshovsky que já haviam reinventado a tecnologia com Matrix, voltam com mais um show ao mostrar em live-action a história do jovem Speed Racer (Emile Hirsch de “Na Natureza Selvagem“) que, após perder o irmão num acidente de carro, torna-se um dos maiores corredores de todos os tempos. Ele também deve lutar contra o corporativismo mal-caráter que planeja dominar as corridas, mas é ajudado pelo misterioso Corredor X (Mathew Fox de “Ponto de Vista“).

O que pode frustrar os mais centrados é que como tradução do desenho, o longa é cheio de cenas absurdas que desafiam as leis da física, além de carros com os dispositivos mais impossíveis. O cenário é como se o desenho fosse transportado para o mundo real, transformando-se num híbrido entre filme e animação. Mas é justamente isso que dá à produção uma atmosfera surpreendente de inovação jamais vista antes. E a história, mesmo que um tanto infantil consegue cativar, até porque, por mais efeitos que tenha, os diretores conseguiram concentrar boa parte do roteiro no drama das relações que regem a família Racer, com as escolhas e respectivas conseqüências.

Aliás, apesar de Hirsch atuar no piloto automático (sem trocadilhos) – afinal de contas ele praticamente só dirige e luta – isso dá espaço para os coadjuvantes brilharem, como John Goodman (“Sentença de Morte“) e Susan Sarandon (“No Vale das Sombras“), como os pais de Racer e o próprio Fox.

Com uma atualização da ótima trilha sonora original, é recomendadíssimo para toda família, mas para assistir livre de preconceitos.

Nota 8,5


Ficha Técnica

Elenco:
Emile Hirsch
Nicholas Elia
Susan Sarandon
Christina Ricci
Scott Porter
Kick Gurry
John Goodman
Paulie Litt
Matthew Fox

Direção:
Andy Wachowski
Larry Wachowski

Produção:
Grant Hill
Joel Silver
Andy Wachowski
Larry Wachowski

Fotografia:
David Tattersall

Trilha Sonora:
Michael Giacchino

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑