Spring Breakers – Garotas Perigosas (“Spring Breakers”)

Genre : ,
Country :
Release Date : 2013

Quem vê “Garotas Perigosas” logo pensa que o longa poderia ser de Danny Boyle (“Em Transe”), tanto pela estética cheia de edições ágeis e trilhas eletrônicas, quanto pela temática que remete ao seu primeiro sucesso “Transpointing”, só que dessa vez olhando sob o aspecto feminino. Na verdade o filme foi dirigido pelo desconhecido Harmony Korine que fez uma ponta como ator no ótimo “Segredos de Sangue” e definitivamente foi uma homenagem a Boyle.

Explorando a degradação da juventude, frente aos prazeres proibidos e decadentes, a história explora a vida de quatro garotas que se rebelam e roubam uma grana para passar o feriado de “Spring Break” (como se fosse uma “pausa de primavera”) num balneário. Chegando lá, entre sexo, drogas e música eletrônica (com trilha do sucesso Skrillex), elas são presas numa batida policial, mas libertadas pelo traficante Alien (James Franco de “Oz: Mágico e Poderoso”). Então elas acabam se metendo com crimes mais sérios que podem levar a consequências fatais.

Muito mais que a ação em si, a história mostra a banalização de valores de um modo geral. Para quem além da uma boa história e com uma ótima narrativa, gosta de mulheres lindas nas formas mais apelativas, também vai pirar com as beldades que formam o quarteto: a cantora Selena Gomez (“Os Muppets”) e a ex High School Musical Vanessa Hudgens (“A Viagem 2 – Ilha Misteriosa”) que aparecem fumando todas, bebendo até cair e se esfregando com todo mundo, passando uma imagem longe daquilo que o público conhecia, bem como a delícia Ashley Benson da série de TV “Pretty Little Liars” e Rachel Korine que é – pasmem – a esposa do diretor.

O elenco está muito bem, desempenhando um pepel dúbio onde a inconsequência se defronta com o amor à vida e à família, como nas cenas em que algumas das personagens desistem da jornada e outras mesmo prestes a cometer os atos mais hediondos ainda ligam para a família como numa espécie de perdão. Mesmo com esse apelo sexual, ele jamais é sem propósito e o roteiro é criativo e consistente, presenteando o espectador com belíssimas cenas como um clipe de pura violência ao som de Britney Spears – “Everytime”, numa composição onírica com sequencias em câmera lenta bem colocadas e um domínio de ritmo excepcional.

Lógico que nem tudo são flores e os roteiristas cometem erros crassos como nos próprio último ato entre o duelo final onde os membros da gangue de Alien simplesmente desaparecem, deixando-o a sós com as meninas.

Melhor ainda “Garotas Perigosas” não procura edificar nenhum valor, mas apenas mostrar de forma imparcial as consequências de uma juventude que busca o prazer fácil e proibido. Uma ótima experiência em imagem, som e história, além de uma sexualidade deliciosa.

Ficha Técnica

Elenco:
James Franco
Selena Gomez
Vanessa Hudgens
Ashley Benson
Rachel Korine
Gucci Mane
Heather Morris
Ash Lendzion
Emma Holzer

Direção:
Harmony Korine

Produção:
Charles-Marie Anthonioz
Jordan Gertner
Chris Hanley
David Zander

Fotografia:
Benoît Debie

Trilha Sonora:
Cliff Martinez
Skrillex

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑