Steve Jobs

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Parece que a vida do gênio e polêmico Steve Jobs foi bastante extensa e complexa pra ser amplamente coberta num filme. O renegado “Jobs” de Ashton Kutcher em 2013 conseguiu aos trancos e barrancos, chegar até no máximo o lançamento do iPod.

O novo “Steve Jobs” tem um arco de alcance ainda menor. Na verdade, ele nem tenta cumprir essa missão trazendo uma abordagem bem diferente: foca em três de suas grandes apresentações – Mac em 1984, NExT em 1988 e iMac em 1998 – principalmente nos bastidores onde sua personalidade é confrontada com suas questões familiares e profissionais. O que o roteiro e o diretor Danny Boyle (“Em Transe”) quis executar foi abordagem teatral e praticamente ficcional que comprime nesses três eventos, diversos aspectos da história e da psique de Jobs, contando também com mini flashbacks (expressão emprestada da saudosa série “Os Normais”) sobre suas origens profissionais. Talvez esse seja o principal alinhamento de expectativa que o espectador precisa ter ao assistir à projeção. A partir daí sim, vemos um filme mais interessante e coeso que seu primo mais novo de 2013.

Esteticamente, Boyle usa de suas artimanhas para criar excelentes rimas visuais, como o fato de cada um dos três eventos é filmado de forma diferente – 16mm, 35mm e digital – saindo do modo mais antigo para o mais novo para denotar a passagem do tempo, ou em certas passagens (exemplo: no diálogo sobre o lançamento do foguete) onde elementos de cena são usados como projeção do próprio diálogo.

O outro lado da moeda é que “Steve Jobs” é um filme de atuações e quem domina é a dupla Michael Fassbender de “Frank” como o próprio Jobs e Kate Winslet da série “Divergente” como sua assistente pessoal Joanna. Tanto que ambos são indicados ao Oscar por suas respectivas categorias, o que, aliás, é uma indicação justa, porém não acredito que levem o prêmio. A química deles está ótima, como se fossem praticamente o Ying & Yang, lados opostos de uma mesma entidade que se complementam ao mesmo tempo que travam um eterno embate para prevalecer.

Steve Jobs” funciona perfeitamente como uma obra com execução e atuações impecáveis, mas ainda está longe de ser o filme definitivo sobre o gênio da Apple. Se é que esse filme um dia vai existir.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael Fassbender
Kate Winslet
Seth Rogen
Jeff Daniels
Michael Stuhlbarg
Katherine Waterston
Perla Haney-Jardine
Ripley Sobo
Makenzie Moss
Sarah Snook
John Ortiz
Adam Shapiro
John Steen
Stan Roth

Direção:
Danny Boyle

Produção:
Danny Boyle
Guymon Casady
Christian Colson
Mark Gordon
Scott Rudin

Fotografia:
Alwin H. Küchler

Trilha Sonora:
Daniel Pemberton

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑