Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (“Straight Outta Compton”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Misturando muita realidade, mas com uma boa parcela de ficção, o diretor F. Gary Gray de “Código de Conduta” passa excepcionais duas horas e meia mostrando o surgimento do gansgta rap, capitaneado pela banda N.W.A. onde os principais membros foram os hoje ícones Ice Cube, Dr. Dre e Easy-E, sua ascensão e separação, o que expandiu ainda mais o gênero com a descoberta de outros rappers como Snoppy Dogg e o lendário e saudoso Tupak Shakur.

A narrativa é linear a didática e se aprofunda nos personagens: Cube, vivido por O’Shea Jackson Jr, filho do próprio Ice Cube (cara cuspida e escarrada, por sinal) como o mais intelectual, mas com bastante atitude; Dr. Dre (Corey Hawkins de “Sem Escalas”), o mais musical e Easy-E (o desconhecido Jason Mitchell), o verdadeiro gangster que acaba entrando na indústria musical por causa dos amigos.

E falando do elenco principal, Mitchell está surpreendente em seu arco dramático e dá um banho de interpretação. Apesar de o elenco como um todo estar no mínimo correto, Mitchell aparece há anos luz de distância à frente em seu desempenho. Junto com as semelhanças do elenco (ok, a do Ice Cube é desleal pela genética), destaque para as participações dos coadjuvantes que são a cara de Snoopy Dogg e Tupak.

Outro aspecto que pensa fora da caixa é que a temática do rap é envolta em vários contextos sociais dos anos 80 e 90 como o latente racismo que ficara cada vez mais aceso pela violência policial, as guerras de gangues que começaram nas músicas e terminaram em morte (como a do próprio Tupak); a natureza predatória das gravadoras ainda não profissionalizadas; a AIDS que começava a se espalhar e seus mitos num mundo que ainda desconhecia a doença; a mulher tida como mero objeto de desejo (coisa que a indústria fonográfica pouco fez questão de mudar); entre outros temas relevantes. E talvez essa seja a grande sacada da produção: ela fala de música e de tudo mais que existia na época. Muito mais que um filme sobre o rap, é um filme sobre uma era vista pelo povo do gueto e da aspiração a um estrelato caricato que acabou enriquecendo alguns e arruinando muitos.

Agora, falando de rap, a trilha é eletrizante com os grandes sucessos do N.W.A. e de seus membros em carreira solo. As próprias “Straight Outta Compton” e “Fuck the police” fazem pegar fogo o filme e qualquer pista. Por isso dá tanto gosto ver os créditos finais com os caras de verdade que fizeram tudo acontecer.

Por mais que Hollywood tenha enxertado bastante glamour com muita licença poética “Straight Outta Compton” não é menos que um filmaço musical, dramático e eletrizante.

Curiosidades:

– Como foi produzido por Ice Cube e Dr. Dre, algumas partes mais delicadas foram deixadas de fora como as acusações de violência doméstica sob Dre.
– Quando O’Shea Jackson Jr interpretando Ice Cube fala que está esperando um filho numa das cenas, na verdade ele estava falando dele mesmo.
– N.W.A. = Niggas With Atitude (Negros Com Atitude)

Ficha Técnica

Elenco:
O’Shea Jackson Jr.
Corey Hawkins
Jason Mitchell
Neil Brown Jr.
Aldis Hodge
Marlon Yates Jr.
R. Marcos Taylor
Carra Patterson
Alexandra Shipp
Paul Giamatti
Elena Goode
Keith Powers
Sheldon A. Smith
Keith Stanfield

Direção:
F. Gary Gray

Produção:
Matt Alvarez
Scott Bernstein
Dr. Dre
F. Gary Gray
Ice Cube
Tomica Woods-Wright

Fotografia:
Matthew Libatique

Trilha Sonora:
Joseph Trapanese

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑