Submersão (“Submergence”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2017

O diretor Wim Wenders de “Medo e Obsessão” entregou uma enganação. Uma história de amor com menos história e menos amor. Um suspense dramático, com muito mimimi e pouco drama.

Alicia Vikander, a nova Lara Croft, vive Danielle, uma cientista dos oceanos. James McAvoy de “Atômica” vive James, um agente secreto. Ambos se encontram num hotel e vivem algumas tórridas noites de amor e filosofia antes de cada um partir para uma jornada diferente. Ela embarcará em breve num submarino em uma perigosa (mas nem tanto) missão científica, enquanto ele vai para uma missão na África onde terminará sendo capturado por terroristas.

Apesar das linhas cronológicas se cruzarem de vez em quando, dá pra dividir a produção em duas partes: eles juntos no hotel e eles separados posteriormente em suas vidas. Apesar de serem artistas bastante competentes, o roteiro e direção não ajudaram a fazer o espectador comprar o tal romance. A inteiração filosófica – que é a base da segunda parte – ofusca a questão sentimental, como se o tempo ara se apaixonar fosse mínimo. Daí no momento de solidão – ela em alto mar e ele capturado numa prisão – o fato de pensarem um no outro como apoio ou pilar para continuar vivendo soa falso e manipulador, além de ter pouca ou nenhuma serventia à trama nessa segunda parte.

Separados, a vida de Danielle é um marasmo perto da de James. Se ela aparece em cena de forma relevante ali é simplesmente para mostrar a atriz e não por motivos narrativos. Já a maratona que James enfrenta com sua prisão e potencial morte dá um gostinho melhor, mesmo que o exceção de contemplação, característico de Wim Wenders, drene um pouco dessa energia. Mais uma vez, temos belíssimos trabalhos desperdiçados como o do diretor de fotografia Benoît Debie do polêmico “Love” e do compositor Fernando Velázquez do sensacional “Um Contratempo“. De qualquer forma, há alguns momentos impactantes, mas que foram inseridos mais para chacoalhar o espectador do que para construir uma tensão em cima disso.

“Submersão” não vai além do raso e desperdiça bons atores para uma discussão filosófica vazia que invade o que poderia ser um bom romance. Chato.

Ficha Técnica

Elenco:
Alicia Vikander
James McAvoy
Alexander Siddig
Jannik Schümann
Reda Kateb
Jess Liaudin
Celyn Jones
Mohamed Hakeemshady
Godehard Giese
Andrea Guasch
Harvey Friedman
Clémentine Baert
Alex Hafner

Direção:
Wim Wenders

Produção:
Cameron Lamb

Fotografia:
Benoît Debie

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑