Suspíria: A Dança do Medo (“Suspiria”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2018

O diretor Luca Guadagnino do premiado “Me Chame Pelo Seu Nome” quis fazer uma versão meio trash, meio cult do clássico de terror do mestre Dario Argento, Suspiria, de 1977. Conseguiu um pouco de cada, mas nada do todo.

Ele pegou as duas atrizes que trabalharam com ele no filme “Um Mergulho no Passado” como as protagonistas: Dakota Johnson é Susie, uma “inocente” jovem que vai a Paris cheia de vontade de entrar numa renomada companhia de dança. Tilda Swinton é Mandame Blanc que comanda a companhia junto com um grupo de mulheres.

Com quase uma hora a mais do que a versão original, a narrativa se desenvolve em passos lentos. O fato de logo de início o espectador já entender que a companhia de dança é gerida por uma espécie de seita, tira parte do pretenso suspense que os dois primeiros atos querem entregar e fica apenas a expectativa de como a Suzie ou outra personagem vai descobrir.

Não deixa de ser interessante que o filme é povoado apenas de mulheres e o único personagem masculino é um psicólogo que investiga a seita, mas é um velho extremamente frágil que não inspira a menor confiança de um herói. Detalhe: ele é interpretado por… TILDA SWINTON sob pesada maquiagem, sendo o aspecto mais interessante do filme!

Há algumas cenas sensacionais mostram o melhor de um terror trash de altíssimo nível, mas entre elas longas e desnecessárias exposições. Inclusive algumas cenas que fazem pouco sentido – há um determinado suicídio que além de irrelevante, não tem um esclarecimento claro do motivo – ou ainda agregam pouco à trama, como o próprio passado de Suzi que, mesmo com a reviravolta no final, fica como uma gordura na trama.

O próprio clímax que leva o bom trash ao auge ainda foi tentar ser cult com uma filmagem estilizada que ficou bastante questionável e deve dividir opiniões.

Em “Suspiria” muito se fala e pouco se explica e, mesmo o que pode ser subjetivo nem sempre é relevante, além de ficar dando voltas por mais tempo do que poderia se permitir, além de boas atuações, mas que não são suficientes para segurar os delírios de grandeza do diretor.

Curiosidades:

– A protagonista do Suspiria original de 1977 voltou para fazer o papel da esposa do psicólogo.
– Dakota Johnson fez 2 anos de balé para se preparar para o filme.
– Depois do filme, Dakota Johnson teve que fazer alguns meses de terapia. Ela também não deve ser um modelo de equilíbrio.
– Além de fazer a Madam Blanc e o psicólogo Tilda Swinton também faz a Madam Markos também sob pesada maquiagem. Aliás, durante as filmagens pouquíssimas pessoas sabiam que o psicólogo era a atriz. A maquiagem era feita às escondidas e até inventaram um nome fictício para o ator (Lutz Ebersdorf). O diretor só divulgou depois que as filmagens acabaram.
– Ao contrário do original que foi baseado em cores vivas, Luca Guadagnino quis mudar a estética utilizando somente cores neutras.
– No início do filme, na cena da estação de metrô, há uma placa do lado esquerdo escrita Suspiria.

Ficha Técnica

Elenco:
Dakota Johnson
Tilda Swinton
Mia Goth
Chloë Grace Moretz
Doris Hick
Malgorzata Bela
Angela Winkler
Vanda Capriolo
Alek Wek
Jessica Batut
Elena Fokina
Clémentine Houdart
Ingrid Caven
Sylvie Testud
Fabrizia Sacchi

Direção:
Luca Guadagnino

Produção:
Bradley J. Fischer
Luca Guadagnino
David Kajganich
Francesco Melzi d’Eril
Marco Morabito
Gabriele Moratti
William Sherak
Silvia Venturini Fendi

Fotografia:
Sayombhu Mukdeeprom

Trilha Sonora:
Thom Yorke

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑