Tempestade: Planeta em Fúria (“Geostorm”)

Pra que fazer um filme catástrofe onde a Terra se congela, outro com o planeta derretendo, outro com um meteoro caindo, mais um com um vulcão em erupção ou com raio ou inundações ou terremotos, se dá pra fazer tudo junto? Essa é a premissa dessa descompromissada ficção científica que totalmente descerebrada, até funciona bem num nível humorístico.

No futuro, a ação humana sobre a natureza traz consequências graves para o clima e então uma imensa estação meteorológica é construída para promover alterações climáticas em potenciais ameaças e assim controlar o tempo. Tudo vai bem até ocorrer um defeito (acidental ou intencional) que faz a tal estação começar a disparar catástrofes climáticas ao redor do mundo. Então apenas quem construiu a estação pode parar essa fúria: esse é Gerard Butler (“Invasão a Londres”) como Jake. Enquanto isso seu irmão mais novo, Max (Jim Sturgess de “Cinzas”) lá da Terra tenta desvendar quem pode ser o mandante das mudanças no sistema da estação junto com sua parceira e namorada Sarah (Abbie Cornish de “Presságios de um Crime”).

O produtor Dean Devlin que já é chegado em filmes catástrofes – ele produziu o mais novo “Independence Day” – estreia na direção de um longa metragem querendo tudo superlativo e bem humorado como numa receita de bolo pra fazer dar certo. O resultado é que sem um budget vultuoso, os efeitos especiais convencem, mas nem tanto; o humor convence, mas nem tanto; e o roteiro… esse não convence mesmo, mas pouco importa, apesar da premissa ser até interessante e digna de nota, pois equaciona o problema de se fazer uma conjunção de eventos climáticos diferentes no planeta.

O protagonista estilo machão estereotipado não decepciona tanto, mas a trama envolvendo Max e Sarah talvez cative ainda mais, enquanto o roteiro se enrola e desenrola para tentar explicar o inexplicável, com direito a um último ato que insulta a mente do espectador que vai seguir um dos dois caminhos: vai odiar o filme desde o início (não deveria, pois esse gênero cada vez mais descamba pra esse resultado) ou vai se divertir e nem vai se importar muito com os absurdos na tela.

Então é melhor se divertir mesmo, pois “Tempestade: Planeta em Fúria” pode ser superlativos em vários aspectos, principalmente nas bobagens, mas arranca algumas boas risadas e passa o tempo sem machucar ninguém (pelo menos da plateia).

Curiosidades:

– O Brasil foi um dos países envolvidos na construção da estação. É possível ver a nossa bandeira em várias cenas onde mostram os países envolvidos.
– Foi reportado pela equipe técnica e colegas de trabalho que Gerard Butler constantemente esquecia suas falas.

Ficha Técnica

Elenco:
Gerard Butler
Jim Sturgess
Abbie Cornish
Alexandra Maria Lara
Daniel Wu
Eugenio Derbez
Andy Garcia
Ed Harris
Amr Waked
Adepero Oduye
Robert Sheehan
Richard Schiff
Mare Winningham
Zazie Beetz
Talitha Eliana Bateman

Direção:
Dean Devlin

Produção:
Dean Devlin
David Ellison
Dana Goldberg

Fotografia:
Roberto Schaefer

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Simone Mires
    on

    Este é um daqueles filmes que combina ficção, realidade e doses de reflexão que deixará a sala de cinema com a plateia. Sinceramente os filmes de ação não são o meu gênero preferido, mas devo reconhecer que o filme superou minhas expectativas. Adorei está história, por que além das cenas cheias de extrema e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑