Terceira Pessoa (“Third Person”)

Terceira Pessoa” é um ótimo drama. Um drama sobre pessoas. Um longo drama. Ser longo e ter uma dinâmica apenas centrada em personagens não costuma ser uma boa combinação, pois cansa o espectador. Por isso, deve dividir opiniões. Mas não deixa de ser uma belíssima escrita e dirigida pelo vencedor do Oscar por “Crash: No Limite”, Paul Haggis. E não deixa de ter certas semelhanças, pois ambos tratam de pessoas diferentes que tem algum tipo de conexão e que é revelada no devido tempo.

Tudo começa com Michael (Liam Neeson de “Noite Sem Fim”, finalmente voltando ao drama), um escritor que se instalou em Paris para completar um livro e recebe a visita de sua amante Anna (Olivia Wilde de “Renascida do Inferno”) com quem vive uma curiosa relação.

Em outro segmento, o gatuno Scott (Adrien Brody de “O Grande Hotel Budapeste”) está em Roma e acaba de fazer uma transação escusa quando conhece a misteriosa Monika (a atriz israelense Moran Atias se fazendo passar por italiana). Scott, que tem um segredo, vai descobrir o que não é o único.

E finalmente em outro núcleo Mila Kunis (“O Destino de Jupiter”) é Julia que luta para rever o filho que está com o pai (James Franco de “O Homem de Gelo” onipresente em Hollywood), pois algo de muito ruim aconteceu entre eles.

O roteiro tem reviravoltas brilhantes, no sentido de nos enganarmos com os personagens, apresentando a cada cena uma camada ainda mais profunda, um segredo muitas vezes aterrador que é transmitido com a leveza das palavras ou das nuances visuais que fazem o coração apertar, uma conexão que parece transcender o espaço, visto que os personagens estão em lugares diferentes, mas parecem se esbarrar em alguns momentos. E tudo é milimetricamente escrito para uma grande surpresa poética em seu desfecho que deve deixar aqueles que se interessam pelo gênero e topam encarar pouco mais de duas horas boquiabertos.

As edições são tão bem feitas que muitas vezes nos pegamos sem saber exatamente onde foi a transição de uma história para outra. Tudo embalado por uma trilha sonora densa composta pelo italiano Dario Marianelli (“Redenção”), cujo piano cruza todos os núcleos e faz uma deliciosa conexão sentimental entre eles.

Terceira Pessoa” não é para quem quer uma diversão rápida ou um apelo dramático raso. É pura poesia beirando a meta linguagem. Só faltou ser um pouquinho mais curto.

Ficha Técnica

Elenco:
Liam Neeson
Maria Bello
Mila Kunis
Kim Basinger
Michele Melega
Adrien Brody
Olivia Wilde
James Franco
Loan Chabanol
Riccardo Scamarcio
Moran Atias
Vinicio Marchioni

Direção:
Paul Haggis

Produção:
Paul Breuls
Paul Haggis
Michael Nozik

Fotografia:
Gianfilippo Corticelli

Trilha Sonora:
Dario Marianelli

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑