Terra Prometida (“Promised Land”)

Genre :
Actor : , ,
Country : ,
Release Date : 2012

Era para ser o debut de Matt Damon na direção. Por conta falta de tempo e divergências criativas, ele chamou o amigo Gus Van Sant – que alçou Damon ao estrelato em “Gênio Indomável” para dirigi-lo.

Damon, recentemente visto em “Interestellar” numa ótima participação, é Steve, consultor contratado por uma bilionária empresa de gás natural cuja missão é convencer os proprietários de terra de uma cidadezinha a arrendarem seus terrenos para a exploração. Junto com sua parceira Sue (Frances McDormand de “Aqui é o Meu Lugar”), ele vai ver que não é nada fácil, principalmente quando chega na cidade o ambientalista Dusty (John Krasinski de “Nobody Walks”) disposto a tudo para frustrar os planos da corporação.

Sendo um daqueles filmes de baixo orçamento com pouquíssima divulgação, vemos o quanto Damon é comprometido, pois faz uma performance digna de elogios com um personagem tão complexo e dividido entre fazer o que acha que é certo e as possíveis consequências nocivas dos seus atos. E ainda dá pra aliar esse desempenho a sempre ótima desenvoltura do diretor que escolheu um projeto um pouquinho mais comercial, mas consegue imprimir a sua arte como na cena em que foca o carro com Sue dentro e pela janela embassada vemos malmente Steve cambaleando e caindo depois de uma ressaca. Qualquer outro diretor focaria em Steve, mas ele preferiu deixar a cena subentendida focando em Sue e deixando o espectador entender a cena através do vidro.

Isso sem contar na belíssima fotografia interiorana de Linus Sandgren (“Trapaça”) que mostra as belezas naturais da cidade contrastando com o dema do desgaste econômico que os EUA vem sofrendo nos últimos anos. O último ato traz uma pequena, mas interessante reviravolta e, mesmo que recaia num velho clichê de redenção, não obstrui o ótimo nível da produção em todos os aspectos. Pra ver sem medo.

Curiosidade: Na cena em que Steve toma um soco no bar, há uma música tocando. Ela se chama “Even Cowgirls Get the Blues” (Até as Vaqueiras Ficam Tristes) que é o título de outro filme de Gus Van Sant feito em 1993 com Uma Thurman no papel principal.

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Frances McDormand
John Krasinski
Rosemarie DeWitt
Hal Holbrook
Titus Welliver
Sara Lindsey
Lucas Black
Terry Kinney
Carla Bianco
Joe Coyle
Dorothy Silver

Direção:
Gus Van Sant

Produção:
Matt Damon
John Krasinski
Chris Moore

Fotografia:
Linus Sandgren

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑