O Grande Ano (“The Big Year”, EUA, 2011)

Genre : , ,

É interessante quando três grandes comediantes de sua geração se encontram e fazem um filme que, apesar das risadas, tem um pé (e talvez uma perna) no drama. Jack Black (“As Viagens de Gulliver”), Owen Wilson (“Meia Noite em Paris”) e Steve Martin (“Simplesmente Complicado”) são Brad, Kenny e Stu respectivamente, três pessoas que nutrem paixão por um “esporte” pouco conhecido: a observação de pássaros. Vindos de diferentes classes sociais com peculiares histórias de vida, eles se inscrevem num concurso chamado The Big Year, o qual premia quem conseguir observar a maior quantidade de espécies diferenciadas durante um ano. E ao se conhecerem eles vão acabar aprendendo uns com os outros mais do que imaginavam.

Provavelmente alguns espectadores vão se frustrar pelo fato de não haver um humor rasgado, mas sim apenas uma bela história de amizade, permeada por momentos cômicos. E se foi vendido como uma “simples” comédia, a culpa é do marketing da distribuidora. Apesar de terem suas personalidades bem delineadas, os três personagens principais escapam do clichês (Wilson quase derrapa, mas se salva no final, enquanto Black consegue ser mais comedido). O roteiro versa justamente sobre como uma paixão pode influir de forma positiva ou negativa na vida das pessoas e de como os sentimentos de vitória ou derrota podem agregar na construção de uma personalidade melhor.

Destaque para as belíssimas e diversas paisagens na lente aguçada de Lawrence Sher (da série “Se Beber Não Case”). E também para os créditos finais que mostram todas as 775 espécie de pássaros vistas no filme.

Apesar de não ter data de estreia no Brasil e provavelmente passar direto para as locadoras, “The Big Year” é dirigido por ninguém menos que David Frankel, o mesmo de “O Diabo Veste Prada” e “Marley & Eu” e ainda sabe muito bem como unir bom humor com emoção tocante, mesmo num tema tão obscuro como a observação de pássaros, o qual é apenas uma metáfora para todas as nossas paixões. Recomendado.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Jack Black
Owen Wilson
Steve Martin
Zahf Paroo
John Cleese
Rosamund Pike
Kevin Pollak
Joel McHale
JoBeth Williams
Paul Campbell
Cindy Busby

Direção:
David Frankel

Produção:
Stuart Cornfeld
Curtis Hanson
Karen Rosenfelt

Fotografia:
Lawrence Sher

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑