The Sunset Limited

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2011

Um aviso: o filme inteiro (90 minutos) se passa em apenas um cômodo com dois personagens conversando. Interessado? Então vamos adiante: filme feito para a TV HBO, é baseado em uma peça teatral escrita por ninguém menos que Cormac McCarthy, autor do livro e sucesso cinematográfico de crítica “Onde os Fracos Não Tem Vez”. Os dois únicos personagens também são interpretados por pesos pesados da atuação: Samuel L. Jackson de “Capitão América” e Tommy Lee Jones de “A Família”. Aliás, este último também faz sua estreia como diretor.

E que diálogo é esse que dura um filme inteiro? Logo nos primeiros minutos descobrimos que o personagem de Jones (vamos chama-lo de White, pois assim está nos créditos) é um professor culto que tentou o suicídio numa estação de trem (o nome da estação é o título do filme), enquanto o personagem de Jackson (Black, como nos créditos), é um trabalhador da estação que o salvou e o levou para seu apartamento, uma pocilga no subúrbio. E a história começa e termina com eles conversando sobre os motivos que alguém teria para se suicidar, que se desdobra numa discussão sobre crença, fé, Deus, destino, materialismo e tudo o que envolva a motivação à própria morte.

O ponto alto: é uma discussão filosófica realmente intrigante que leva o espectador a se debruçar sobre ela durante toda a duração da obra. Destaque para Jackson que fica a alguns passos à frente em desempenho, talvez pelo próprio contexto de seu personagem, apesar de ambos estarem em suas melhores formas. Metáforas e outras figuras de linguagem são usadas de forma muito bem elaboradas, criativas e inteligentes, o que deve agradar os cinéfilos.

Ponto negativo: Mesmo baseado na realidade de uma discussão que ainda não teve fim e sem querer tomar partido – o que se configuraria como a decisão correta – resulta também num certo vazio em seus últimos minutos, como se o próprio roteiro não soubesse muito bem pra onde ir, acabando por não ter nem um clímax significativo.

The Sunset Limited” tem em seu cerne uma bela filosofia, mas deixa de funcionar como filme justo no último ato, quando mais precisava.

Ficha Técnica

Elenco:
Samuel L. Jackson
Tommy Lee Jones

Direção:
Tommy Lee Jones

Produção:
Barbara A. Hall

Fotografia:
Paul Elliott

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑