Tim Maia – Não Há Nada Igual

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Tim Maia” foi um projeto ambicioso da Globo que deu certo. Procurou contar um pouco da vida do cantor e compositor nas suas quase duas horas e meia para o público de cinema e, com essa duração, já se sabia que seu destino logo depois era virar um especial para a TV com o bônus de algumas entrevistas. Mas analisando a obra cinematográfica em si a produção foi muito bem sucedida, independentemente do foco que o diretor Mauro Lima (“Meu Nome Não é Johnny”) quis dar.

Interpretado com competência por Robson Nunes de “Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo” quando jovem e por Babu Santana (de alguns esquetes do Porta dos Fundos, quando adulto, a história mostra a grande dificuldade que Sebastião Maia, o Tim, mesmo sendo um inegável talento, teve para chegar ao estrelato me como sua personalidade nociva regada a drogas e álcool conseguiu destruir seguidamente partes de sua vida, até a derradeira morte em 1998.

O bom design de produção conseguiu trazer os anos 70 e até mesmo situar partes do filme nos EUA e em Londres com muita criatividade, enquanto a cenografia também fez seu trabalho de formiguinha e a caracterização do protagonista só melhora com o passar das cenas. O elenco incorporava os personagens quase sempre entorpecidos e fumando em mais de 70% das cenas, numa típica mostra que o show business parecia ser uma espécie de decadência ostentação, mas que se retroalimentava e não importasse o quão danificado estivesse o artista, sempre se dava um jeito de uma volta por cima, mesmo que seu corpo fosse sofrendo um gradativo desgaste.

Outro ponto positivo é a narração em off de Cauã Reymond (“Alemão”) que guia o espectador pela vida de Tim, além de ser uma espécie de seu melhor amigo. Há também um bom equilíbrio entre a história e as músicas de sucesso que permeiam a discografia de Maia, conseguindo não cair no erro de transformar o filme num musical, mas sem deixar seus principais sucessos de fora. Inclusive, o diretor tem uma ótima sacada em cortar uma cena no início do segundo ato para mostra-la com música no desfecho, dando um de despedida e eternidade ao mesmo tempo.

Por outro lado, foca mais nos conflitos (o que dá “ibope”) e deixa de lados os bons momentos, como também “esquece” partes ainda mais polêmicas da vida do cantor, por exemplo as contínuas acusações de pedofilia que a mídia não tinha interesse em divulgar.

Tim Maia” cumpre a missão de ser um filme com conteúdo, mesmo que deixe algo de fora, e também se mostra uma boa peça de marketing que pode capitalizar diversos outros produtos da Rede Globo.

Curiosidade: Quem interpreta o Tim Maia criança é o filho do ator Babu Santana, Babuzinho Santana,

Ficha Técnica

Elenco:
Babu Santana
Robson Nunes
Alinne Moraes
Cauã Reymond
André Dale
Babuzinho Santana
Bernardo Mendes
Blake Rice
Bryan Ruffo
Charlie Covey
Denise Dumont
Ephraim Benton
George Sauma
Helena Lourencette
John Reese
John Ventimiglia
Jonathan Azevedo
Joya Bravo
Laila Zaid
Luis Lobianco
Marco Sorriso
Nando Cunha
Paulo Carvalho
Pollyanna Rocha
Renata Guida
Tito Naville
Valdinéia Soriano

Direção:
Mauro Lima

Produção:
Chris Bongirne
Luiz Felipe Rayol
Rafaella Dantas
Rodrigo Teixeira
Rômulo Marinho Jr.
Vivi Maciel

Fotografia:
Ulisses Malta Jr.
Eduardo Miranda

Trilha Sonora:
Berna Ceppas

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑