Toda Arte é Perigosa (“Velvet Buzzsaw”)

Um dos raros exemplares de um terror de humor negro (ao invés de comédia). O diretor Dan Gilroy de “Roman J. Israel” começa até com uma interessante abordagem de desenvolvimento dos personagens e suas interações para só depois promover a essência da trama.

Tanto que esta – a trama – acaba sendo uma pequena parte descolada do todo: a funcionária de uma galeria de moda Josephina (Zawe Ashton de “Blitz”) descobre inúmeras pinturas no apartamento de seu vizinho depois que ele morre misteriosamente e resolve ganhar dinheiro junto com sua chefe Rhodora (Rene Russo, a mãe do Thor de “Vingadores”). O que ambas não sabem é que essas pinturas tem algum pacto com o demônio e o destino de quem se aproxima delas pode ser fatal. O único que começa a desconfiar é o consultor de moda Morf (Jake Gyllenhaal de “O Que Te Faz Mais Forte”).

A melhor parte é justamente a dinâmica desses e de outros personagens, os bastidores do mundo da moda, inclusive o fato do “quase” herói, Morf, ser um gay afeminado, mas que ama Josephina, causando até uma confusão de gênero em si mesmo.

O ponto forte também se transforma no ponto fraco porque o diretor simplesmente esquece do terror e que ele sim deveria ser a essência e às vezes até prefere se focar em tramas paralelas desnecessárias como o arco de um pintor famoso interpretado por John Malkovich (“Bird Box”).

O roteiro nunca se aprofunda na natureza de seja lá qual for a entidade por trás da maldição ou até mesmo em seu modus operandi que muda completamente a cada personagem, como se as cenas sobrenaturais fossem apenas um caleidoscópio estético ou até mesmo um capricho dos cineastas sem querer entender o que está por trás. E até nessas cenas perdem a oportunidade de fazer algo mais gráfico, ficando apenas no sugerido, com exceção de uma personagem (não posso falar) que tem uma morte mais digna de um terror mais pesado.

Toda Arte é Perigosa” é deixado por conta do talento do elenco e como eles contam a história, dispensando equivocadamente o elemento de terror e diluindo-o em pequenas subtramas que agradam, mas não agregam.

Curiosidades:

– A origem do título em inglês Velvet Buzzsaw ( nome da antiga banda de Rhodora) tem uma origem sexual: é uma expressão antiga que denota a cunilíngua, isto é, o sexo oral feito numa mulher.
– Na cena final, a personagem está exatamente na posição com os elementos de cena iguais ao da pintura em seu quarto.

SPOILER – SÓ LEIA DEPOIS DE TER VISTO O FILME

– Os três personagens principais morrem justamente pela arte que desprezam:
1. Morf morre pelo Hobo Man, cuja crítica negativa arrasou a obra.
2. Josephina morre pelas pichações que ele não vê como forma de arte.
3. Rhodora morre pela música da banda que ela abandonou na juventude.

Ficha Técnica

Elenco:
Jake Gyllenhaal
Rene Russo
Zawe Ashton
Tom Sturridge
Toni Collette
Natalia Dyer
Daveed Diggs
John Malkovich
Billy Magnussen
Alan Mandell
Mig Macario
Nitya Vidyasagar
Sedale Threatt Jr.

Direção:
Dan Gilroy

Produção:
Jennifer Fox

Fotografia:
Robert Elswit

Trilha Sonora:
Marco Beltrami
Buck Sanders

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑