Tolkien

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

A cinebiografia não autorizada do autor da clássica saga de Senhor dos Anéis JRR Tolkien é um bonito drama sobre um jovem com poucas condições, mas muito inteligente que entra no seleto grupo de uma faculdade por conta de uma benfeitora e, sempre afeiçoado a novas línguas, cria a sua própria, para depois dar o significado de uma história que vai se desdobrar nos livros que conhecemos. Há toda uma glamourização da narrativa para que algo normal tenha ares de incomum ou até mesmo extraordinário e, às vezes, essa abordagem mais atrapalha que ajuda.

Nicholas Hoult, o Fera jovem de “X-Men”, está bastante correto no papel do protagonista e consegue passar para o espectador essa sensação de deslocamento e de união com seus amigos, o que mais tarde seria chamada de “fellowship”, nome em inglês que foi mal traduzido para “sociedade” (do anel). Também Lily Collins de “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal” faz pouco, mas faz bem o papel de interesse amoroso de Tolkien.

Para um drama, os aspectos como a fotografia de Lasse Frank Johannessen (“A Herdeira”) e a trilha de Thomas Newman (“Distúrbio”) conseguem dar um ar épico para algo na verdade bastante intimista (a tal da glamourização funcionando bem).

Já não vai tão bem quando tenta referenciar o próprio universo de Senhor dos Anéis. Por incrível que pareça as menções implícitas ou rápidas são bem melhores do que as explícitas: pouco se agrega das demoradas sequencias com efeitos especiais que, por exemplo, relacionam a guerra com o cenário da Terra Média; ou ainda as sombras iluminadas de seu quarto com o misticismo de seis livros; ou quando Tolkien explicitamente fala da Terra Média.

Se sai bem melhor na parte da peça de Wagner e na eessência da trama da amizade com seus três amigos para mostrar que não é a toa que os personagens principais de Senhor dos Anéis são quatro hobbits. Funciona melhor em rápidos momentos quando descobrimos que seu ajudante na guerra se chama Sam (cena de “piscou, dançou”) ou na hilariante cena onde um de seus amigos diz que seria impossível a história de um anel demorar mais de seis horas para se contar (os filmes em versão estendida da primeira trilogia tem mais de sete horas de duração).

Tolkien” sobrevive relativamente bem entre erros e acertos, achando-se e perdendo-se de tempos em tempos, mas que merece ser visto principalmente por quem acompanha a icônica série de livros.

Ficha Técnica

Elenco:
Nicholas Hoult
Lily Collins
Colm Meaney
Craig Roberts
Harry Gilby
Laura Donnelly
Guillermo Bedward
Nia Gwynne
Pam Ferris
Albie Marber
Ty Tennant
Adam Bregman
Tony Nash
Michael Bryceson
Owen Teale
Mimi Keene
Patrick Gibson
Anthony Boyle
Tom Glynn-Carney

Direção:
Dome Karukoski

Produção:
Peter Chernin
David Ready
Kris Thykier
Jenno Topping

Fotografia:
Lasse Frank Johannessen

Trilha Sonora:
Thomas Newman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑