Transcendence – A Revolução (“Transcendence”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2014

Johnny Depp de “O Cavaleiro Solitário” é o cientista Will Caster, casado com a também doutura Evelyn (Rebecca Hall de “Circuito Fechado”), ambos especialistas em redes neurais. Imbuído do espírito de construir um super computador com personalidade, seus planos são frustrados quando é atingido por uma bala envenenada num atentado de um grupo eco terrorista liderado por Bree (Kate Mara de “Feliz Obrigado Mais Por Favor”).

Numa tentativa desesperada de preservar sua consciência, Evelyn e seu melhor amigo Max (Paul Bettany de “O Homem de Ferro 3”) conseguem fazer uma espécie de upload da mente de Will num computador pouco antes dele morrer. Sua consciência começa a tomar conta de toda a Internet, adquirindo conhecimento e junto com Evelyn constroem um complexo computador que pode por em xeque todo o destino da humanidade.

A premissa não deixa de ser muito interessante, mas a execução peca em vários fatores: primeiramente os personagens não são tão bem desenvolvidos para que o espectador crie afinidade com eles. Assim, o perigo que alguém possa estar correndo durante o filme praticamente não é sentido pelo público. E isso afeta de tal forma a produção que acaba passando certa frieza ao público, já que ele não tem com quem se identificar. Até mesmo pelas contradições dos personagens, como por exemplo, na improvável aceitação que Max passa a ter ao grupo terrorista sem nenhuma explicação ou quando o FBI se junta ao mesmo para tentar derrotar Will sem que haja nenhuma consequência sequer.

Mas a maior contradição está no roteiro e no seu último ato, visto que se passa a trama inteira discutindo a natureza dessa consciência de Will, isto é, se seria ele mesmo (sua alma, digamos) ou apenas bits e bytes com inteligência artificial e as lembranças de Will. Na ânsia de gerar o suspense, informações desencontradas são jogadas na platéia e seu desfecho acaba incoerente com várias delas.

A Revolução” consegue ser uma ficção científica B com nível A de produção, ou seja, muito corpo pra pouca alma, coincidentemente, o centro contextual do filme. Para ver obras com o mesmo mote e melhores basta pegar “A.I. – Inteligência Artificial” de Spielberg ou o bem recente “Ela” de Spike Jonze.

Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Rebecca Hall
Paul Bettany
Cillian Murphy
Kate Mara
Cole Hauser
Morgan Freeman
Clifton Collins Jr.
Cory Hardrict
Falk Hentschel
Josh Stewart
Luce Rains
Fernando Chien
Steven Liu
Xander Berkeley

Direção:
Wally Pfister

Produção:
Kate Cohen
Broderick Johnson
Andrew A. Kosove
Annie Marter
Marisa Polvino
Aaron Ryder
David Valdes

Fotografia:
Jess Hall

Trilha Sonora:
Mychael Danna

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑