Três Anúncios Para um Crime (“Three Billboards Outside Ebbing, Missouri”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2017

O diretor Martin McDonagh gosta de fazer filmes bem peculiares – e ótimos, diga-se de passagem, a julgar por “Na Mira do Chefe” e “Sete Psicopatas e um Shih Tzu”. Em todos ele faz uma mistura de gênero que descamba para o humor.

Nessa sua nova empreitada com o indicado ao Oscar “Três Anúncios para um Crime”, ele traz praticamente todo mundo que trabalhou com ele nos filmes anteriores para contar um drama pesado e bem humorado, paradoxal como só ele sabe fazer. Meses após sua filha ter sido estuprada, morta e carbonizada numa noite, perto da própria casa e sem nenhuma notícia da polícia, a mãe da falecida Mildred (Frances McDormand de “Ave César!”) resolve fazer uma provocação ao locar por um ano 3 outdoors expressando a sua revolta e apontando a responsabilidade para o xerife Willoughby (Woody Harrelson de “Planeta dos Macacos: A Guerra”). Os desdobramentos irão chacoalhar a cidadezinha onde moram, Ebbing, com eventos tanto cômicos quanto trágicos.

O roteiro é muito inteligente em não focar no crime, mas no dilema de uma mãe amargurada versus a realidade da polícia: por mais que torçamos por Mildred, não é tão simples dizer que o que ela faz com os outdoors é correto. A história evita julgá-la deixando a força intelectual para o espectador enquanto desenvolve a espiral dramática (e às vezes, cômica) que vão cada vez se agravando até um dos pedaços da corda romper. A grande proeza da narrativa é ver como às vezes a corda acha um jeito de se enrolar – no bom sentido – ainda mais ao invés de se partir em seu desfecho.

Se essa carga emocional é a força propulsora da produção, seu elenco precisou estar afiadíssimo para conseguir transitar entre o drama e o humor sem que afetasse o ritmo ou contexto. Tanto que três artistas concorrem a Oscar de melhor atuação: McDormand para melhor atriz e para melhor ator coadjuvante temos Harrelson e Sam Rockwell (“Encalhados”), parceiro dos filmes do diretor que aqui interpreta um policial que tem um parafuso a menos, é racista, homofóbico, mas que tem um belo arco emocional rumo ao final.

Três Anúncios para Um Crime” é um filme muito mais de jornada do que de se chegada necessariamente a um destino e é isso que o faz tão belo, mesmo que se distancie do que é mais comercial e possa dividir algumas opiniões. Recomendadíssimo.

Curiosidades:

– Não existe nenhuma cidade chamada Ebbing no Estado de Missouri. As filmagens foram feitas numa cidadezinha chamada Sylvia no Estado da Carolina do Norte.
– Os habitantes da cidade eram sempre convidados a ver as tomadas externas, ficando numa distância que as câmeras não os pegariam, é claro. Nas pausas, o elenco tiraria fotos e daria autógrafos com os nativos, sendo que alguns deles até serviram de extras.
– Há uma cena em que a mãe do personagem de Sam Rockwell fala de um filme com Donald Sutherland. O nome desse filme é Inverno de Sangue em Veneza, feito em 1973. O diretor usou a referência desse filme em outra obra sua, “Na Mira do Chefe”.
– A bandana que Mildred usa na cabeça é uma homenagem ao filme “O Franco Atirador” de 1978, filme preferido do diretor Martin McDonagh e do ator Sam Rockwell.
– A cena com o cervo, não foi feita com computação gráfica, mas com um animal adestrado de verdade. Detalhe: o dono do cervo é o diretor de fotografia do filme, Ben Davis (“Doutor Estranho“).
– Todas as locações da cidade que foram remodeladas para servir aos propósitos do filme, foram entregues com toda a mobília original para seus respectivos donos.

Ficha Técnica

Elenco:
Frances McDormand
Sam Rockwell
Woody Harrelson
Caleb Landry Jones
Kerry Condon
Darrell Britt-Gibson
Abbie Cornish
Riya May Atwood
Selah Atwood
Lucas Hedges
Zeljko Ivanek
Amanda Warren
Malaya Rivera Drew

Direção:
Martin McDonagh

Produção:
Graham Broadbent
Peter Czernin
Martin McDonagh

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:
Carter Burwell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑