Truman

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

Quando a gente vê Truman, produção hispano-argentina, fica difícil entender a dificuldade do Brasil em fazer um filme de drama simples e cativante como este.

Começando pelo casting, o filme conta com uma dupla de atores talentosíssimos: o argentino Ricardo Darín (“Sétimo”) e o espanhol Javier Cámara (“Os Amantes Passageiros”).

Cámara é Tomás que sai do Canadá para visitar o melhor amigo Julian (Darín) que mora na Espanha. Julian revela que desistiu da luta contra seu câncer e vai parar o tratamento e, nos quatro dias de visita de Tomás, ambos vão compartilhar seus sentimentos a respeito desse e de outros temas, e, de quebra, achar um lar para o cachorro de Julian, chamado Truman (sim, do título).

O roteiro cobre alguns arcos de história importantes, envolvendo a escolha de Julian (como e quando ele quer morrer, o que será de seus bens, seu enterro, como avisar a família, etc) e partindo daí, o diretor deixou que o talento de ambos os protagonistas aflorarem. E eles dão um show. A química é impecável e segue tão naturalmente que às vezes esquecemos que não é verdade. Inclusive o desenho da personalidade deles é complexo e multifacetado, onde nenhum dos dois se faz parecer com um caráter impecável, mas é na própria amizade onde se encontra a pureza máxima. Ou seja, são duas pessoas comuns, não necessariamente boas ou simpáticas, mas que tem uma amizade irrepreensível e que estão num contexto delicado e especial (a provável morte de Julian).

Seguindo uma narrativa orgânica, “Truman” tem alguns ótimos momentos emotivos sem apelar para o clichê da doença em si, como na cena em que Julian descobre algo sobre seu filho pouco depois de tê-lo visitado, ou ainda na postura de Tomás de defender o amigo, mesmo com suas decisões questionáveis por quem tem bom senso.

Truman” é uma emocionante relação de amizade descrita em filme, nessa visita de quatro dias. É só isso, mas é muita coisa. Recomendado!

Curiosidade:

– O cachorro do filme chamado Troilo, morreu alguns meses depois das filmagens. Em sua homenagem, Ricardo Darín foi em algumas pré-estreias do filme com os filhotes dele.

Ficha Técnica

Elenco:
Ricardo Darín
Javier Cámara
Dolores Fonzi
Eduard Fernández
Alex Brendemühl
Pedro Casablanc
José Luis Gómez
Javier Gutiérrez
Elvira Mínguez
Oriol Pla

Direção:
Cesc Gay

Produção:
Diego Dubcovsky

Fotografia:
Andreu Rebés

Trilha Sonora:
Nico Cota
Toti Soler

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑