Trumbo – Lista Negra (“Trumbo”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Se tem algo que Hollywood gosta de falar é de si mesma, mesmo que seja apresentando suas mazelas passadas e de como se recuperou em sua grandiosidade no jeito americano de ser.

Apesar de ser até ser bom, “Trumbo” joga com certa desonestidade com o espectador. Apresenta o ótimo Bryan Cranston (“Godzilla”) como o protagonista, só que mais de um jeito caricato, beirando Salvador Dali em certos momentos. Cranston devora o papel mesmo que ele se torne mais uma alegoria do que a representação do fato real.

E a real é que após a Segunda Guerra, grupos de americanos com ideais socialistas eram vistos como amigos da União Soviética e passaram a ser chamados de comunistas. O Macarthismo – movimento sectarista e anticomunista liderado pelo senador americano Joseph McCarthy nos anos 50 – foi à caça desses grupos e era onde Walter Trumbo se encontrava. Sempre apoiado pela família, a história acompanha a trajetória de luta, prisão e discriminação do roteirista para que ele, seu grupo e os direitos pelos quais lutam fossem reconhecidos.

Sendo o primeiro filme não cômico do diretor Jay Roach (“Os Candidatos”), ele extrai atuações brilhantes tanto do elenco principal, quanto do coadjuvante, mas dilui o drama, falhando em provocar empatia do espectador até mesmo com os propósitos de sua luta, o que deveria ser o objetivo principal. Falha também em se fazer entender, pois a persona magnética do protagonista tira o foco da narrativa e deve deixar muita gente sem entender exatamente que rumo tomou, por exemplo, o próprio partido comunista que Trumbo participava ou a evolução e decadência do movimento anticomunista nos EUA.

Destaque para a reconstituição de época e figurino que captura tanto a magia quanto os bastidores de Hollywood. “Trumbo” tem mais plasticidade de conteúdo, onde presenças ilustres tentam de forma frustrada substituir uma boa história e parece ter sido feito para que o público goste, mas apenas pelos motivos errados.

Ficha Técnica

Elenco:
Bryan Cranston
Diane Lane
Helen Mirren
Louis C.K.
Elle Fanning
John Goodman
Michael Stuhlbarg
John Getz
Laura Flannery
David James Elliott
Jason Bayle
James DuMont
Alan Tudyk
Richard Portnow
Adewale Akinnuoye-Agbaje
Roger Bart
Dean O’Gorman
Christian Berkel
Stephen Root

Direção:
Jay Roach

Produção:
Kevin Kelly Brown
Michael London
Nimitt Mankad
John McNamara
Shivani Rawat
Janice Williams

Fotografia:
Jim Denault

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑