Truque de Mestre (“Now You See Me”)

O filme bobinho mais interessante do cinema nessa semana. Jesse Eisenberg, Woody Harrelson (ambos de “Zumbilândia”), Dave Franco (“Anjos da Lei” e irmão mais novo de James Franco) e Isla Fisher (“O Grande Gatsby”) são quatro mágicos que atuam separadamente. Até que recebem um misterioso convite que os leva a empreender um plano audacioso. Um ano depois, eles se apresentam em alto estilo e aparentemente roubam um banco. Então passam a ser investigados por um agente do FBI (Mark Ruffalo, o Hulk de “Os Vingadores”), uma agente da Interpol (a linda francesa Mélanie Laurent de “Toda Forma de Amor”) e por um caçador de fraudes (Morgan Freeman de “Oblivion“)

Enfim, as grandes charadas do filme são:
1. Descobrir quem contratou os mágicos para performar os roubos (podendo até ser um deles);
2. Qual o verdadeiro significado desses roubos;
3. Porque eles aceitaram algo tão perigoso.

Dirigido pelo craque em filmes de ação Louis Leterrier de “Fúria de Titãs”, ele geralmente costuma fazer um bom trabalho quando o roteiro é interessante. E nos leva de maneira divertisíssima a desvendar como cada número de magia é feito – e claro, esse não é o principal mistério – e presenteia o público com ótimas cenas de ação e as típicas reviravoltas em histórias desse tipo.

Por outro lado, a engrenagem que envolve os segredos principais da trama se revelam frágeis demais: o motivo pelo qual os personagens principais aceitam o roubo chega a ser infantil e o desfecho desse braço da trama deixa o espectador literalmente no vácuo. O significado desse roubo se torna óbvio antes da metade do filme e quem tiver maior atenção vai desvendar sem problemas.

Porém o que decepciona do ponto de vista narrativo (mas como experiência vale a pena) é justamente o mistério do contratante. Isso porque essa parte foi escrita como se desvela uma novela das oito da Globo: colocam qualquer personagem como o potencial contratante e depois da revelação é que cuidam de colocar os vínculos dele com a história. Note que se você substituir este personagem por qualquer outro (qualquer outro mesmo), nada mudaria e inclusive, todos teriam o mesmo motivo para fazê-lo.

Por essas e outras, “Truque de Mestre” é realmente como um truque: de perto parece uma grande mágica, mas depois que você se distancia, começa a perceber erros tão óbvios que você fica se perguntando como não viu antes.

Ah, e quem quiser saber como funcionou o primeiro truque – o do 7 de ouros – basta comentar perguntando que respondo por e-mail.

Ficha Técnica

Elenco:
Jesse Eisenberg
Mark Ruffalo
Woody Harrelson
Isla Fisher
Dave Franco
Mélanie Laurent
Morgan Freeman
Michael Caine
Michael Kelly
Common
David Warshofsky

Direção:
Louis Leterrier

Produção:
Bobby Cohen
Alex Kurtzman
Roberto Orci

Fotografia:
Mitchell Amundsen
Larry Fong

Trilha Sonora:
Brian Tyler

 

3 Comments

Leave us a comment

  • Vinicius
    on

    Como foi feito o primeiro truque? O do 7 de ouros

    • Aldo
      on

      A edição deixou a carta 7 de ouros milésimos de segundos à mostra a mais do que as outras cartas. Dessa forma o cérebro humano destacou ela das demais. Está dito na ficha de curiosidades do IMDB.com e é comprovado científicamente. E mais: há mágicos que realmente conseguem ter essa habilidade. Abraços!

  • JW
    on

    Não é bem uma “manipulação” em relação ao tempo do filme. A explicação pro truque é colocar mais de um 7 de ouros no baralho. No caso, aparentemente foram colocadas 3 em sequencia. Desta forma, ela aparece por mais tempo que as outras.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑