Tudo e Todas as Coisas (“Everything, Everything”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Baseado no livro de Nicola Yoon, ele pega carona em “A Culpa é das Estrelas” e faz uma espécie de versão remix.

Amandla Stenberg (“Colombiana”) é Maddy, uma garota com uma rara síndrome que a faz ter reações alérgicas a tudo e todas as coisas (sem trocadilhos). Ela vive dentro de casa, a qual é hermeticamente fechada sob os olhos de sua mãe e enfermeira e não pode ter contato físico com ninguém. Até o dia em que se mudam os novos vizinhos e com ele o jovem Olly (Nick Robinson de “A 5ª Onda”). A conexão é imediata entre os dois, o que faz Maddy se questionar se ela deveria arriscar tudo e conhecer o mundo afora.

O roteiro consegue dar uma criativa dinâmica na relação “à distância” dos dois, usando a imaginação de Maddy ao transformar, por exemplo, trocas de mensagens em conversas físicas nas maquetes que faz e com um terceiro personagem, um astronauta, representando seu alter ego, como um estranho em qualquer ninho.

Interessante também é a rima visual do casal de personagens: enquanto ela é negra e só usa branco, ele é branco e só usa preto, numa analogia ao fato deles se completarem ou se complementarem.

É claro que como todo romance teen, ele cai em certos clichês do gênero e ainda contém uma trilha sonora pop melosa que passa por hits como Stay de Zedd feat. Zara Larsson, entre outros.

Entretanto, por incrível que pareça, talvez o maior pecado do filme (mais da direção) seja o excesso de despretensão ou modéstia: com um material vasto para cenas impactantes, ele prefere sempre a saída mais discreta, como se não acreditasse no valor do que está escrito no roteiro. Tanto que a reviravolta brutal (na falta de um nome melhor) no último ato é tão suavizada que parece algo corriqueiro na história, mas que na verdade é quase um soco no estômago no que se refere à criação de uma família.

Tudo é Todas as Coisas” é uma boa opção nos cinemas, funciona como uma ótima Sessão da Tarde, mas tinha potencial de ficar um nível acima do que é se seus realizadores acreditassem mais na história que tinham.

Curiosidades:

– Principais diferenças entre o livro e o filme:
1. A vida familiar de Olly e seus problemas são bem mais explorados.
2. Ele tem um melhor amigo que também participa de todo o processo.
3. Olly tem olhos azuis.
4. A filha da enfermeira Rosa, Carla, tem uma relevância bem maior na história.
5. Maddy passa por várias enfermeiras, enquanto no filme, ela passa apenas por duas.

Ficha Técnica

Elenco:
Amandla Stenberg
Nick Robinson
Anika Noni Rose
Ana de la Reguera
Taylor Hickson
Danube Hermosillo
Dan Payne
Fiona Loewi
Sage Brocklebank
Robert Lawrenson
Peter Benson
Françoise Yip
Farryn VanHumbeck

Direção:
Stella Meghie

Produção:
Leslie Morgenstein

Fotografia:
Igor Jadue-Lillo

Trilha Sonora:
Ludwig Göransson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑