Tudo por Justiça (“Out of the Furnace”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2013

Christian Bale (“Trapaça”) pode ser criticado por qualquer coisa menos por suas escolhas em participar de produções. Seu talento vai crescendo à medida da qualidade dos filmes que atua. Com “Tudo por Justiça” não é diferente.

Aqui ele é Russell, um trabalhador de uma usina numa pequena cidade que, na era Bush, vê uma recessão sem precedentes com risco de fechar a fábrica, principal fonte de sustento de seus moradores. E Russel, cheio de boas intenções, não pode ser chamado de um cara de sorte: seu pai à beira da morte, seu irmão traumatizado na volta da guerra no Iraque (outra crítica ao governo anterior ao de Barack Obama) não quer trabalhar tentando o caminho mais fácil e, quando as coisas pareciam se ajeitar, ele sofre um acidente matando pessoas inocentes e vai preso por beber e dirigir. Na volta, cinco anos depois, sua esposa Lena (Zoe Saldana de “As Palavras”) o deixou por outro, seu pai morreu e seu irmão Rodney (Casey Affleck de “Roubo nas Alturas”) se envolveu no mundo das lutas ilegais. Quando Rodney desaparece, Russell vê praticamente seu último vínculo familiar acabar e vai atrás do responsável, o violento traficante DeGroat (Woody Harrelson de “Jogos Vorazes”).

Só pelo elenco já dá preá entender que este é um dos pontos altos da obra, onde todos entram de cabeça nos papéis, por menor que sejam. Lógico que Bale dá um show à parte e mostra um homem resignado com tudo que lhe acontece e que, mesmo sedento por justiça, entende as consequências que seus atos paralelos aos da polícia podem lhe trazer.

O diretor Scott Cooper (“Coração Louco”) conduz a narrativa com mão firme e, sendo um drama intimista, acerta no ritmo e amplifica seu raio de ação através da fotografia de Masanobu Takayanagi (“O Lado Bom da Vida”) e de belas passagens como aquela em que a personalidade do protagonista é confrontada numa caçada na selva que se torna o contraponto da selvageria e revolta de seu irmão, revezando-se na mesma sequencia.

Os únicos problemas que se pode detectar é a quantidade de subtramas geradas que, mesmo com quase duas horas de duração, tiveram que ser resolvidas a toque de caixa, tornando-se um tanto superficiais, por mais que o elenco quisesse se aprofundar mais delas. E isso acabou dando abertura para a saída a través de clichês básicos do gênero como a facilidade do apaziguamento na disputa de Russel com Wesley (Forest Whitaker de “Assassinos de Aluguel”), atual marido de sua ex-esposa e coincidentemente o policial que cuida do caso do desaparecimento de Rodney.

Destacando a belíssima música Release do Pearl Jam que encaixa perfeitamente no clima da produção, “Tudo Por Justiça” deve ser muito bem degustado pelos cinéfilos e cumpre a promessa de um drama artístico de alto nível, sério e acessível.

Ficha Técnica

Elenco:
Christian Bale
Casey Affleck
Woody Harrelson
Zoe Saldana
Sam Shepard
Forest Whitaker
Bingo O’Malley
Tom Bower
Willem Dafoe
Bobby Wolfe
Charles David Richards

Direção:
Scott Cooper

Produção:
Michael Costigan
Leonardo DiCaprio
Ryan Kavanaugh
Ridley Scott
Tony Scott

Fotografia:
Masanobu Takayanagi

Trilha Sonora:
Dickon Hinchliffe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑