Tudo por um Sonho (“Chasing Mavericks”)

Genre :
Actor : ,
Director : ,
Country :
Release Date : 2012

Baseado na história real da trajetória meteórica do jovem Jay Moriarity, ídolo do surf aos 16 anos que participou do campeonato em Mavericks. A maneira que a história é contada parece mais uma produção da Disney.

O herói, vivido pelo canastrão Jonny Weston do terror vagabundo “Under the Bed” é o estereótipo do coitadinho: sofre bullying dos colegas mais velhos, é apaixonado por uma garota que aparentemente não está nem aí pra ele e ainda tem uma mãe problemática (Elisabeth Shue repetindo seu papel de “A Última Casa da Rua”). Pra ser um surfista de verdade, Jay convence o veterano Frosty (Gerard Butler de “Um Bom Partidomarketeado como a atração do filme) a ensiná-lo – uma espécie de Senhor Miyagi surfista – mas que também tem seus próprios problemas.

Dirigido por Curtis Hanson que já fez as cinebiografias de Eminem e 50 Cent, e finalizado por Michael Apted (“As Crônicas de Nárnia”) após um problema de saúde com Hanson, “Tudo por um Sonho”, apesar de muito bem produzido, não passa de uma sucessão de clichês eventos que por mais que sejam verdade (ou baseados nela) estão tão glamourizados na tela que soam artificiais para os mais atentos. E justamente a parte que mais marca a vida de Jay (vide último ato pra não estragar a surpresa) é mencionado de forma rápida, superficial e sutil para dar uma falsa impressão de final 100% feliz, o que diz muito sobre a pretensão dos realizadores.

Além disso, várias tramas que seriam conflitos simplesmente somem ou não se resolvem rumo ao final, como o melhor amigo de Jay que supostamente é drogado ou o próprio antagonista valentão que vai perdendo a relevância até ir para o limbo de vez.

De bom mesmo tem a ótima fotografia de Bill Pope (“Homens de Preto 3”) mostrando fantásticas ondas sendo surfadas pelos melhores do gênero, o que deve atrair uma boa quantidade de fãs do esporte. Uma pena portanto que, “Tudo por um Sonho” seja tão pasteurizado e burocrático, fazendo da produção uma grande candidata a pintar na “Sessão da Tarde” ou horários menos nobres.

Ficha Técnica

Elenco:
Gerard Butler
Jonny Weston
Elisabeth Shue
Abigail Spencer
Leven Rambin
Greg Long
Peter Mel
Zach Wormhoudt
Devin Crittenden
Taylor Handley
Cooper Timberline
Maya Raines

Direção:
Michael Apted
Curtis Hanson

Produção:
Curtis Hanson
Brandon Hooper
Mark Johnson
Jim Meenaghan

Fotografia:
Oliver Euclid
Bill Pope

Trilha Sonora:
John Gilbert

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑