Turma da Mônica: Laços

Quem acha que apenas filmes de super-heróis da Marvel e DC podem ser adaptações poderosas, prepare-se porque o Brasil tem algo que rivaliza, salvo as devidas proporções. Nosso Stan Lee se chama Maurício de Souza e desde 1970 ele publica as histórias de uma turminha que vive aprontando no bairro do Limoeiro, capitaneada pela baixinha, dentuça e gorducha Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Esse universo que vendeu milhões de revistinhas e um sem número de animações para TV e cinema, finalmente ganha sua versão live action. E foi um golaço.

Com artistas mirins desconhecidos, mas com caracterizações impecáveis, o diretor Daniel Rezende de “Bingo – O Rei das Manhãs”, conta uma história bem simples: o cachorro do Cebolinha, Floquinho, some e os quatro amigos se juntam para acha-lo, o que vai leva-los a uma floresta cheia de mistérios e perigos.

O elenco está tão confortável que parece terem vestido os personagens. Kevin Vechiatto é tudo o que esperávamos do Cebolinha e é o verdadeiro protagonista, enquanto Giulia Benitte encarna uma Mônica apaixonante.

O roteiro consegue explorar todas as características dos personagens que amamos nos quadrinhos e ainda contar uma história, mesmo que esta seja mais coadjuvante. Isto é, a história em si só serve mesmo para que haja um fio condutor enquanto as personalidades e dinâmica entre os personagens se desenrolam.

A cenografia está uma graça retratando o bairro do Limoeiro e até o cantor e compositor babinha Tiago Iorc acerta em cheio na trilha sonora.

Claro que, tal qual na Marvel, o grande mentor Maurício de Souza também faz uma ponta generosa. E de quebra ainda tem Rodrigo Santoro interpretando um personagem pra lá de Louco.

Nunca uma adaptação abraçou tão bem seu universo em um único filme e transforma “Turma da Mônica – Laços” (pra que esse subtítulo?) em diversão para todas as idades de ontem, hoje e amanhã.

Curiosidades:

– Giulia Benitte implantou uma prótese dentária para ficar dentuça como a Mônica.
– Quando nossos heróis entram na floresta, todos perdem seus sapatos, menos o Cebolinha. É um easter egg dos quadrinhos, onde somente o Cebolinha usa sapatos.
– Foi baseado na história contada numa revista de 2013.
– Tanto o Jotalhão como o Horácio aparecem rapidamente como brinquedos dos personagens.
– Em inglês, o Cebolinha é chamado Jimmy Five por causa dos cinco fios de cabelos dele.

Ficha Técnica

Elenco:
Giulia Benitte
Kevin Vechiatto
Laura Rauseo
Gabriel Moreira
Rodrigo Santoro
Cauã Martins
Sofia Munhoz
Gabriel Blotto
Pedro Souza
Isabela Santos
Monica Iozzi
Luiz Pacini
Paulo Vilhena
Fafá Rennó
Ana Carolina Godoy

Direção:
Daniel Rezende

Produção:
Karen Castanho
Marcio Fraccaroli
Fernando Fraiha
Charles Miranda
Cassio Pardini
Cao Quintas

Fotografia:
Azul Serra

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑