Último Desejo (“As I Lay Dying”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

O onipresente James Franco (“Risco Imediato”) que gosta tanto de ler quanto atuar e dirigir e que ano passado conseguiu seu mestrado em literatura (sim, ele é gente como a gente) adaptou o clássico da década de 30 de William Faulkner para o cinema.

Com mais vontade do que competência, ele conta a história de uma família pobre que perde a matriarca (Beth Grant de “Palavrões”), sendo que seu último desejo é ser enterrada numa cidade há alguns dias de distância de seu casebre. Imbuído do espírito de honrar sua vontade, o então viúvo Anse (Tim Blake Nelson de “Quarteto Fantástico”) leva o caixão com a defunta e toda sua família na carroça numa viagem com tantos percalços que pode desenterrar segredos capazes de desintegrar a própria família.

O primeiro aspecto a ser notado é que Franco adotou uma leitura estética frequentemente dividindo a tela no meio. O recurso que não é novo pode ser extremamente agregador quando se sabe o que e como se quer narrar. Não foi esse o caso. Aqui aparentemente é usado de forma irregular muito mais para exibir desnecessariamente mais de uma perspectiva da mesma cena (dá pra ver que algumas cenas foram feitas em várias tomadas para se poder usar o artifício) e, quando dá certo, exibe o outro lado não contado de uma história que se desenrola em um dos lados da tela (algumas sequencias tem saídas criativas como a da travessia do rio).

Tim Blake Nelson está excepcional como o patriarca inculto e são deles as melhores cenas. O que não impede de uma grande falha na execução, pois o elenco aparentemente não exibe uma boa química entre si, muitas vezes deixando o espectador sem entender o verdadeiro vínculo entre eles. A consequência é que o público não cria afinidade com a maioria dos personagens o que faz a jornada de quase duas horas penosa, mesmo com alguns ótimos momentos.

Franco tem essa mania de tentar dirigir filmes cabeça e parece ter boa vontade para tal, mas suas escolhas na direção, principalmente as mais poéticas, parecem não surtir o efeito necessário para elevar o filme de patamar. Ainda não foi dessa vez.

Ficha Técnica

Elenco:
James Franco
Tim Blake Nelson
Jim Parrack
Ahna O’Reilly
Logan Marshall-Green
Brady Permenter
Danny McBride
Beth Grant
Brian Lally
Jennifer Kristen Howell

Direção:
James Franco

Produção:
Caroline Aragon
Lee Caplin
Vince Jolivette
Miles Levy
Robert Van Norden

Fotografia:
Christina Voros

Trilha Sonora:
Tim O’Keefe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑