Um Dia de Chuva em Nova York (“A Rainy Day in New York”)

O prolífico diretor Woody Allen é a prova viva de que filmes podem ser ótimos mesmo sem grandes produções ou efeitos especiais de ponta, mas apenas com um roteiro inteligente e elenco afiado.

Enquanto do lado de cá do Brasil temos bons comediantes (e outros nem tanto) fazendo filmes sofríveis, do lado de lá temos diretores de verdade, e artistas de verdade fazendo comédias duvidosas.

Em seu 48º filme, Allen volta a seu habitat natural, a cidade de Nova York, onde conta a deliciosa história do jovem Gatsby (Timothée Chalamet de “Traumas de Infância”) que visita a cidade no fim de semana com sua namorada Ashleigh (Elle Fanning de “Malévola”) por causa de uma entrevista que ela, aspirante a jornalista, precisa fazer com um diretor famoso (Liev Schreiber de “O Mordomo da Casa Branca”). Então eles se separam e a trama segue cada um dos dois entre encontros e desencontros e até provações para saber se eles são o par ideal um para o outro.

Os diálogos são sempre sagazes e as indiretas de relacionamentos são ótimas, pois a dinâmica entre seus personagens lembra bastante um road movie, mas sem o deslocamento a que ele se propõe, sendo que cada personagem que entra e sai, sempre está passando por uma questão em sua relação que conflita com as demais.

Elle Fanning está simplesmente irresistível em seu papel que materializa o estereótipo da “loira burra”. Engraçadíssima e dona de um timing cômico que rivaliza com os mais experientes, ela ainda vai além e imprime uma personalidade complexa dentro de um papel meramente humorístico. Sem dúvida rouba todas as cenas. Timothée Chalamet funciona como o alter ego de Woody Allen e faz aquele tipo de humor que não quer ser engraçado e justamente por isso o é.

Dentre tantos diálogos inteligentes e cômicos, ainda há espaço para um dramático e tocante monólogo de Cherry Jones (“Uma Repórter em Apuros”) que interpreta a mãe de Gatsby que talvez se transforme no momento mais emocionante do filme.

Um Dia Chuvoso em Nova York” é o feel good movie do Woody Allen, pra sair de peito aberto, alma lavada e sorriso no rosto, além de muitas risadas (e o melhor, risadas inteligentes). Mais um golaço do diretor.

Ficha Técnica

Elenco:
Timothée Chalamet
Elle Fanning
Liev Schreiber
Selena Gomez
Jude Law
Diego Luna
Rebecca Hall
Cherry Jones
Ben Warheit
Griffin Newman
Will Rogers
Annaleigh Ashford
Kirby Mitchell

Direção:
Woody Allen

Produção:
Erika Aronson
Letty Aronson

Fotografia:
Vittorio Storaro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑