Um Dia (“One Day”)

Quando a gente pensa que não há mais nada a agregar no gênero romance, aparecem filmes como “Um Dia” que contam uma história de vários tipos de amor entre apenas um casal de uma forma diferenciada e original. A proposta é acompanharmos a história de duas pessoas, Dexter (Jim Sturgess de “Caminho da Liberdade”) e Emma (Anne Hathaway de “Amor e Outras Drogas”) por um dia – 15 de julho – em cada ano, durante vinte anos.

Esteticamente, a produção já é uma atração a parte, já que ela nos leva do final da década de 80 até os dias atuais, sendo pontuada por músicas da época, um figurino inspirado e até a maquiagem que com o tempo, coloca pequenas rugas nos personagens. Talvez tenha faltado acontecimentos históricos para contextualizar um pouco mais, mas não afeta a narrativa.

Caprichando nos pequenos detalhes, como na forma em que as legendas das datas aparecem na tela, o diretor de “Educação” Lone Scherfig, aposta mesmo – e vence – é na química do casal principal. Sturgees e Hathaway (ela com sotaque britânico impecável), ambos com carisma inenarrável, entregam-se a seus personagens de tal forma que no meio da projeção o espectador terá a sensação que já os conhece por anos. E tudo isso para versar sobre um amor latente, muitas vezes despercebido, disfarçado de carinho, afeto e amizade, mas prestes a explodir durante todos esses vinte anos de convivência, entre altos e baixos, excluindo o clichê “felizes para sempre” algumas vezes de forma até brutal.

Pra fechar o conjunto da obra com chave de ouro, a emocionante trilha sonora de Rachel Portman (“A Duquesa”) deve arrancar rios de lágrimas dos casais de plantão. Talvez uma comparação a princípio descabida é notar a diferença entre “Cavalo de Guerra” e “Um Dia”, dois filmes que procuram extrair a emoção do público é que somente no último, essa emoção parece ser genuína.

Ficha Técnica

Elenco:
Anne Hathaway
Jim Sturgess
Patricia Clarkson
Tom Mison
Romola Garai
Jodie Whittaker
Joséphine de La Baume
Ken Stott
Rafe Spall
Heida Reed
Amanda Fairbank-Hynes
Georgia King

Direção:
Lone Scherfig

Produção:
Nina Jacobson

Fotografia:
Benoît Delhomme

Trilha Sonora:
Rachel Portman

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram