Um Dia Perfeito (“A Perfect Day”)

Apesar de nunca ser explicitado no filme, a história dessa comédia dramática se passa durante a Guerra Civil Iugoslava que foi de 1991 até 2001. Benicio Del Toro de “Sicário”, Tim Robbins de “Bem Vindos ao Meu Mundo”, Mélanie Thierry de “Teorema Zero” e Fedja Stukan de “Na Terra do Amor e Ódio” formam o time de uma ONG que cuida do saneamento do país em tempos de crise.

Tudo começa quando eles precisam de uma corda para tirar um cadáver de um poço que está contaminando a água e daí uma série de fatos começa a complicar a vida dos nossos heróis, principalmente quando a enviada da ONU e ex-amante de um dos personagens, Katya (Olga Kurylenko de “Quarto dos Desejos”) chega pra meter o nariz onde não foi chamada.

O diretor espanhol Fernando León de Aranoa de “Escobar: A Traição” escolheu uma interessante abordagem, pois parte de um fato relativamente simples e mostra de forma bem humorada sem jamais faltar com respeito ao tema, todas as tragédias pessoais e estruturais que vive um país em guerra civil e como a burocracia atrapalha todos aqueles dispostos a realmente a ajudar um povo em necessidade. Todas as pequenas histórias paralelas servem para montar um quebra cabeça de vários dos aspectos da crise (a história do garotinho é de partir o coração).

O elenco também está com uma química excelente com a dobradinha Del Toro e Roberts fazendo um perfeito contraponto com Thierry e Kurylenko, os quais acabam se complementando até de uma maneira poética.

O desfecho consegue fechar todas as pontas numa edição áudio visual muito bonita e ótima transição narrativa, provando que a natureza toma conta de muitas coisas que o ser humano não consegue.

Um Dia Perfeito” é um peculiar retrato de uma guerra sob a vista de um bem humorado grupo interpretado por um ótimo elenco que potencializa uma história nem tão dinâmica, mas cheia de conteúdo e mensagens relevantes.

Curiosidade:

– Apesar do título ser “Um Dia Perfeito”, o filme se passa em dois dias, sendo que o título ironicamente se refere ao último desses dois dias e por um motivo que nada tem a ver com a trama do filme. O que também mostra um valor interessante: de que as tragédias também são relativas quando se passa muito tempo vendo os horrores de uma guerra.

Ficha Técnica

Elenco:
Benicio Del Toro
Tim Robbins
Olga Kurylenko
Mélanie Thierry
Fedja Stukan
Eldar Residovic
Sergi López
Nenad Vukelic
Morten Suurballe
Ben Temple
Frank Feys

Direção:
Fernando León de Aranoa

Produção:
Fernando León de Aranoa
Jaume Roures

Fotografia:
Alex Catalán

Trilha Sonora:
Arnau Bataller

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑