Um Final de Semana em Hyde Park (“Hyde Park on Hudson”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2012

Tem duas tramas interessantíssimas. Aliás, até daria dois filmes tão interessantes quanto. O problema foi que o roteiro tentou juntar essas duas histórias, tirando a força de ambas no decorrer do caminho.

A primeira é sobre a resignada Daisy (Laura Linney de “Sr. Sherlock Holmes”) que meio a contragosto atende ao pedido de seu primo distante, ninguém menos que o Presidente americano Franklin Roosevelt (Bill Murray de “Um Santo Vizinho”) para lhe fazer companhia em seu refúgio campestre e lhe ajudar em tarefas cotidianas, já que o presidente é paraplégico por conta da poliomielite. Eis que eles se tornam íntimos, mesmo sob a vista grossa da esposa de Roosevelt (Olivia Williams de “Mapa Para as Estrelas”), o que terá consequências inesperadas.

Para essa linha narrativa, tanto a atuação do casal de protagonistas quanto a sua química é impecável. Linney mostra pela milésima vez o quanto ela fora subestimada por Hollywood mostrando-se uma mulher complexa, ao mesmo tempo forte e submissa, enquanto Murray exibe seu talento natural e também mistura a fragilidade da doença, bom coração, mas pitadas de desvios de caráter como suas várias camadas de personalidade. Embalado pela ótima trilha do desconhecido Jeremy Sams, esse drama romântico toma contornos de descobertas, surpresas e decepções que tocam e dividem corações.

Só que há outra história e é a que justamente dá o título em português: quem viu o ótimo “O Discurso do Rei” vai lembrar do Rei George VI que supera sua gagueira para levantar a nação britânica em tempos de guerra. E é esse mesmo personagem – só que interpretado pelo pouco visto Samuel West – que vai até a casa de campo de Roosevelt junto com sua esposa Rainha Elizabeth para pedir a ajuda dos EUA para entrar na liga dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. E esse embate de costumes que estreitaria a relação fragilizada entre EUA e Reino Unido desde sua independência como colônia consegue ser bem humorado e provocar uma leve e sadia tensão com diálogos afiados que fazem o espectador refletir e se divertir.

Só que ao juntar essas duas histórias, o diretor Roger Michell de “Uma Manhã Gloriosa” desnorteia o público e parece nem entender ele próprio para que lado deve seguir, dando mais ou menos foco para os personagens conforme a sua conveniência, a ponto, por exemplo, de Daisy praticamente sumir – e por conseguinte a trama que a envolve – em prol do destaque à outra narrativa. E assim, até nos seus últimos segundos, a produção fica em cima do muro finalizando com uma trama e mostrando cenas durante os créditos finais da outra.

Um Final de Semana em Hyde Park” merece ser visto pelo seu elenco e carisma, mas teve sua execução prejudicada pelos seguidos equívocos de foco.

Ficha Técnica

Elenco:
Bill Murray
Laura Linney
Samuel West
Olivia Colman
Elizabeth Marvel
Olivia Williams
Elizabeth Wilson
Martin McDougall
Andrew Havill
Eleanor Bron

Direção:
Roger Michell

Produção:
David Aukin
Kevin Loader
Roger Michell

Fotografia:
Lol Crawley

Trilha Sonora:
Jeremy Sams

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑