Um Lindo Dia na Vizinhança (“A Beautiful Day in the Neighborhood”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2019

Tom Hanks faz o “feel good movie” do ano, isto é, aquele que te traz uma sensação de bem estar com pitadas de emoção, e ainda é baseado numa história real.

Hanks que vimos ano retrasado em “The Post: A Guerra Secreta” agora interpreta Fred Rogers que de 1968 até 2001 (sim, 34 anos), apresentou mais de 900 episódios de seu programa infantil, um dos mais famosos dos EUA.

Dirigido por Marielle Heller do premiado “Poderia Me Perdoar?”, a história se baseia num artigo de uma revista à partir da dinâmica entre Rogers e o jornalista Lloyd Vogel (Matthew Rhys que já trabalhou com Hanks no próprio “The Post”) que recebe a missão de entrevistar o apresentador, mas que se encontra com a vida conturbada por estar afastado e cheio de ressentimento do pai doente, além de ter acabado de virar pai sem saber o que fazer.

A produção tem estética e narrativa ousadas. Ela emula o enquadramento da TV dos anos 90 nas cenas de transição ou quando quer mostrar como era filmado o show, juntamente com um belo trabalho de animação em stop motion, tal qual o do programa original. A narrativa também por vezes quebra o quarto muro logo no início para contar no programa a própria história que o filme desenvolve.

Hanks mais uma vez está impecável na composição do papel e na complexidade da caracterização onde coloca traços de imperfeição importante a uma pessoa que nunca teve altos e baixos na vida (segundo artigos e documentários). Tanto que o desfecho nos últimos segundos chega ser emblemático.

O trabalho de cenografia, reconstituição de época é primoroso e a trilha sonora de Nate Heller (irmão da diretora!) é belíssima e adere perfeitamente ao roteiro.

Um Lindo Dia Na Vizinhança” mostra que não precisamos apenas de filmes de cachorros ou de doenças para extrair o melhor da emoção humana, ou seja, um ótimo roteiro muito bem contado e um elenco de primeira dão conta do recado.

Curiosidade:

– Tom Hanks e Fred Rogers tem um parentesco de sexto grau como primos.
– Os bonecos foram recriados meticulosamente pelos mesmo criadores do famoso programa “Vila Sésamo”.
– A diretora é amiga do filho de Tom Hanks, Collin.
– As gravatas que Tom Hanks usa no filme são do verdadeiro Fred Rogers, doadas pela viúva dele, Joanne Rogers, que atuou como consultora durante as filmagens. Ela também faz uma participação como figurante na cena do restaurante chinês.
– Um engenheiro de som morreu durante uma pausa nas filmagens. Ele estava numa parte alta do set, escorregou e caiu. Jim Emswiller é homenageado nos créditos finais.

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Hanks
Matthew Rhys
Chris Cooper
Susan Kelechi Watson
Maryann Plunkett
Enrico Colantoni
Wendy Makkena
Tammy Blanchard
Noah Harpster
Carmen Cusack
Kelley Davis
Christine Lahti
Maddie Corman
Daniel Krell

Direção:
Marielle Heller

Produção:
Youree Henley
Leah Holzer
Peter Saraf
Marc Turtletaub

Fotografia:
Jody Lee Lipes

Trilha Sonora:
Nate Heller

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑