Um Mergulho No Passado (“A Bigger Splash”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

Antes do excelente e premiado “Me Chame Pelo Seu Nome”, o cineasta italiano Luca Guadagnino filmou em sua terra natal outro drama, só que mais bem humorado.

Dessa vez envolve basicamente a dinâmica entre quatro personagens: Tilda Swinton de “Okja” é a famosa cantora Marianne Lane, famosa que perdeu a voz e está em tratamento de repouso com seu marido Paul (Matthias Schoenaerts de “Operação Red Sparrow”) numa pequena mansão numa ilha italiana. As coisas se complicam quando seu ex-marido e ex-produtor Harry (Ralph Fiennes de “007 Contra Spectre”), um inconveniente maluco que curte umas drogas e ainda gosta de Marianne, vai visita-los e ainda leva a sua filha ninfeta Penelope (Dakota Johnson da trilogia “50 Tons…”) pra atormentar a vida de Paul.

Com exceção de Johnson que ainda não se achou como atriz, os outros três estão impecáveis, principalmente Fiennes que interpreta alguém diferente de tudo o que ele já fez. O roteiro é sagaz em ir revelando aos poucos a relação entre os personagens sem que necessariamente isso seja explicitado em palavras. Inclusive, a quase mudez da protagonista é emblemática como mensagem, pois sua falta de comunicação vira é um elemento de tensão do quadrilátero amoroso que pode se formar.

Coroando o desenho dos personagens, todos estão no limite de algum evento dramático: seja na fragilidade de Marianne, ou na obsessão de Harry de tê-la de volta ou na subtrama do passado de Paul e até mesmo no distorcido desejo de ser amada de Penelope, basta uma faísca para que as relações tomem um rumo explosivo.

O diretor ainda teve a sacada de filmar em rápidos closes e edições, que reflete num crescente incômodo para os personagens transmitido ao próprio espectador, criando uma afinidade visual com o temperamento da dinâmica estabelecida. A cena de clímax que se passa numa piscina é brilhantemente filmada em uma tomada só que perpassa por vários ângulos.

Um Mergulho no Pasado” é uma ótima história contada de forma não convencional que exercita a narrativa ao mesmo tempo em que passa uma aula de interpretação pelo elenco. Recomendado aos cinéfilos.

Curiosidades:
– Todas as histórias que Harry (Fiennes) conta da época em que era produtor dos Rolling Stones são verdadeiras, só que o produtor não era Harry, é claro. Elas foram tiradas de vários livros sobre a vida e obra da banda e validadas pelo próprio Mick Jagger que é um amigo de Ralph Fiennes.
Apesar de Ralph Fiennes ser amigo de Mick Jagger e apreciador dos Rolling Stones, ele nunca tinha ido num show da banda até antes das filmagens de “Um Mergulho no Passado” para poder capturar a aura do show e compor seu personagem.
– A cena do show de Marianne foi feita na maior arena de shows de Milão, o Estádio San Siro, durante o concerto do cantor italiano Lorenzo Jovanotti. Como ambos tem um amigo em comum, este fez a conexão entre os dois e ela entrou para filmar antes do show dele, onde os produtores pediram à plateia que gritassem o nome de Marianne Lane (personagem de Tilda) em sua entrada.
– Cada um dos 4 atores e o diretor ficou numa casinha individual no alto da ilha pelas 9 semanas das filmagens. Ralph Fiennes gostou tanto que queria comprar a casa depois do fim das cenas, mas ela não estava à venda.
– Na cena da piscina, a câmera para filmar debaixo d’água deu problema e a produção ficou paralisada por uma semana até a chegada de uma nova câmera.
– O diretor Luca Guadagnino não sabe nadar, mas todos os seus últimos 4 filmes contém cenas cruciais que se passam numa piscina.
– Todo o figurino feminino foi feito pela grife Dior e o masculino pela grife Charvet.
– Todas as tatuagens vistas nos atores são as que eles tem de verdade.
– Para a construção da aura do papel e o hype da produção, a atriz Tilda Swinton saiu na revista inglesa AnOther como a própria Marianne dando uma entrevista que conta sua história e os eventos nos quais se baseiam o filme.
– O diretor Luca Guadagnino faz uma ponta como o cara sentado ao lado de Paul na hora em que ele está filmando um documentário com Harry.

Ficha Técnica

Elenco:
Tilda Swinton
Matthias Schoenaerts
Ralph Fiennes
Dakota Johnson
Corrado Guzzanti
Alessandro Ferrara
David Maddalena
Salvatore Gabriele
Livio Franco Blandino
Aurore Clément
Lily McMenamy

Direção:
Luca Guadagnino

Produção:
Michael Costigan
Luca Guadagnino

Fotografia:
Yorick Le Saux

Trilha Sonora:
Robin Urdang

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑