Um Negócio de Risco (“Criminal Activities”)

Para quem gosta de cinema, quer ser cineasta ou roteirista, esse filme ensina duas boas lições:

1. Uma idéia excelente precisa ser transposta para um roteiro tão inteligente quanto foi a idéia. E o roteiro precisa se materializar num filme que traduza a idéia da melhor forma. Senão esta perde a força e o filme não sai da mediana.
2. A reviravolta precisa ser mostrada no tempo certo e deve ter a duração certa, senão surte pouco ou nenhum efeito.

Digo isso porque o filme de estréia do ator Jackie Earle Haley (“O Nascimento de Uma Nação”) como cineasta sofre desses dois males.

Quatro jovens pegam uma grana emprestada de um agiota (John Travolta de “Eu Sou a Fúria”) e depois que ficam sem ter como pagar, precisam sequestrar um desafeto do mafioso e ficar com ele por 24 horas.

O evento que leva o grupo a se envolver com o agiota é tão absurdo que praticamente tira a credibilidade do resto do filme, que mesmo assim tem alguns ótimos momentos. Os personagens também são daqueles que tomam aquelas decisões inversamente proporcionais às vantagens que elas poderiam trazer.

Tudo se explica na reviravolta? Ela é genial sim. Só que como o desenvolvimento da narrativa foi cheia de furos, o espectador já chega cansado. E a própria reviravolta quase não dá tempo dele absorver com a quantidade de cortes para apressá-la. No final há um conflito de sensações onde entende-se a inteligência do que foi feito, as motivações de cada personagem, mas por outro lado a execução do plot twist ficou rápido e sem graça e o diretor Jackie Earle Haley poderia ter aprendido mais com, por exemplo, Guy Rithie de “Magnatas do Crime” a fazer uma reviravolta no timing certo e da maneira correta.

Um Negócio de Risco” quase desperdiça uma ótima idéia, tem suas lacunas que nem os esclarecimentos finais cobrem e por pouco não afunda.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael Pitt
Dan Stevens
Christopher Abbott
Rob Brown
Edi Gathegi
Jackie Earle Haley
John Travolta
Morgan Wolk
Travis Aaron Wade
Alan B. Jones
Chris Haley
Christopher Jay
Bobby C. King
Tyrone Jenkins

Direção:
Jackie Earle Haley

Produção:
Howard Burd
Wayne Allan Rice
Micah Sparks

Fotografia:
Seamus Tierney

Trilha Sonora:
Keefus Ciancia

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑