Um Novo Despertar (“The Beaver”, EUA, 2011)

Genre : ,

Amigos de longa data, a atriz e diretora Jodie Foster (“Na Ilha da Imaginação”) convidou o ex-galã Mel Gibson (“O Fim da Escuridão”) para viver Walter, um deprimido empresário que aos poucos vai destruindo sua empresa e sua família. No fundo do poço, ele acorda com um castor de pelúcia no braço, brinquedo que havia achado antes quando jogava o lixo fora. Para sua surpresa, o castor parece ter vida própria e vai guiando Walter a como ser um homem melhor, surpreendendo sua esposa Meredith (Foster) e seu filho Porter (Anton Yelchin de “A Hora do Espanto”).

Parecendo uma espécie de retrospecto da vida real de Mel Gibson que ainda tenta se recuperar de várias polêmicas como denúncias de racismo e violência familiar, além do vício de alcoolismo de longa data, é justamente o protagonista que torna o filme mais humano, visto que o roteiro e direção parecem burocráticos demais com direito até a narração em off para um melhor entendimento do espectador. Gibson dá um show – discreto, mas ainda assim um show – menos pela sua persona introspectiva na tela e mais pela sua química irrepreensível com o personagem imaginário, o Castor, o qual é o próprio Gibson com um sotaque irlandês.

Com tantos caminhos que o filme podia tomar, a diretora escolheu a partir da metade da projeção investir no dramalhão. O que não torna a produção ruim e destaca ainda mais a atuação de Gibson, porém provoca certas inconsistências narrativas, como a estranha e improvável ascensão de sua empresa de brinquedos para logo depois uma queda inexplicável nas vendas como se isso dependesse única e exclusivamente do relacionamento de Walter com o Castor. Além disso, a subtrama que envolve Porter começa a ficar maçante como se o roteirista procurasse estender o filme até os 90 minutos de praxe. Pelo menos, colabora com o tom melancólico, a tocante trilha sonora de Marcelo Zarvos (“A Fera“)

O maior destaque vai mesmo para o desfecho que transforma “O Castor” num pesado porém esperançoso drama que finaliza contrariando clichês mais freqüentes, posicionando-se mais na realidade, ao mesmo tempo em que não deixa de ser edificante.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Mel Gibson
Jodie Foster
Anton Yelchin
Jennifer Lawrence
Riley Thomas Stewart

Direção:
Jodie Foster

Produção:
Steve Golin
Keith Redmon

Fotografia:
Hagen Bogdanski

Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑