Um Sonho Possível (“The Blind Side”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Sandra Bullock, que ganhou o prêmio Framboesa de Ouro por “Maluca Paixão” agora leva o Oscar sendo a matriarca de uma moderna família americana, republicana e cheia da grana. Ao contrário de suas amigas, é uma filantropa e adota um jovem negro (o novato e sem tanto tempero Quinton Aaron) sem família que pode ser uma promessa no esporte. Essa história de superação caberia bem numa Sessão da Tarde como tantas outras. Além disso, o roteiro parece burocrático demais, manipulador e infestado de clichês.

Tudo isso contaria de forma negativa, não fosse o fato de essa história ser real. Lógico que Hollywood fez questão de salpicar uma série de frases fajutas de efeito e trilhas sonoras bajuladoras, mas não dá pra negar a surpresa de ver os créditos finais com a família real com seu enteado sendo campeão de futebol americano. Por outro lado fica difícil entender o motivo de Sandra Bullock ter vencido o Oscar de melhor atriz. Sim, as semelhanças físicas com a matriarca na vida real são destaques. Entretanto sua atuação não contém nada de marcante. E mesmo que ela interpretasse como uma cópia da personagem original, não haveria tanta mudança na avaliação de seu desempenho. Tudo parece muito fácil na narrativa sem muitos conflitos e os mínimos obstáculos se resolvem rapidamente. Inclusive a família surpreende de tão unida, daquelas que só existem nos filmes. Ok, a dinâmica entre os personagens da família é bela sim.

Um Sonho Possível” aparenta ser a versão masculina de “Preciosa“, tirando os conflitos, tragédias e dificuldades. Mas sem isso resta o que? Não importa. O senso de humor sem cair no ridículo, o monólogo sobre os jovens que perdem suas vidas por seguirem o caminho errado, um elenco coadjuvante mantém o mesmo nível da protagonista e a própria Bullock, a qual independentemente de merecer o Oscar, com todo seu carisma, merece pelo menos uma conferida pelo grande público.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Sandra Bullock
Tim McGraw
Quinton Aaron
Jae Head
Lily Collins
Ray McKinnon
Kim Dickens
Adriane Lenox
Kathy Bates
Catherine Dyer
Andy Stahl
Brian Hollan

Direção:
John Lee Hancock

Produção:
Broderick Johnson
Andrew A. Kosove
Gil Netter

Fotografia:
Alar Kivilo

Trilha Sonora:
Carter Burwell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑