Uma Canção (“Song One”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Não importa ter algo bom em mãos se você não sabe usar. E é por causa disso que quase “Uma Canção” afunda.

Anne Hathaway (“Alice Através do Espelho”) é Franny, antropóloga que passou meses viajando e descobriu que seu irmão fora atropelado e está em coma. Ao retornar, ela se culpa por não ter estado lá e procura refazer os passos do irmão que é músico e buscar alguma forma lúdica e musical de fazê-lo sair do coma. Nesse caminho, ela conhece o cantor indie James (o ator televisivo Johnny Flynn) e, claro, tudo se encaminha pra rolar um lance.

Hathaway é pau pra toda obra e esbanja talento independente do gênero em que atua e aqui não é diferente. Ela e a diretora estreante Kate Barker-Froyland nunca deixam o potencial romance suplantar a dor do irmão em coma, mesmo que acabe recaindo em alguns clichês como o conflito familiar com a mãe por conta da ausência excessiva e os atritos antigos com o irmão que vêm à tona.

O filme é recheado por músicas independentes. A maioria boas, se bem que tem umas bizarrices como uma versão em português americanizado de Leãozinho do Caetano e um techno hard cantado pra lá de esquisito. E justamente no ponto forte – as músicas – é que reside o maior problema da narrativa: num filme, uma música serve para contextualizar uma cena, ajudar na narrativa ou ser a narrativa (como nos musicais). Só que em “Uma Canção” mais da metade das músicas estão lá sem nenhum contexto, como se seu propósito fosse apenas existir e esticar o filme que já dura apenas 86 minutos (se tirassem as músicas desnecessárias, seria um curta-metragem). Como já dito, muitas músicas são boas e bem embaladas, mas não contribuiu em nada na narrativa, fazendo o filme “pausar” para que ela toque.

Por sorte o pouco de narrativa que tem e o muito do talento de Anne Hathaway suplanta a gordura desnecessária e a inexpressividade do interesse amoroso da protagonista, equilibrando-se como um romance mediando que reveza bons e maus momentos, mas com saldo positivo, mesmo que em centavos.

Curiosidade:

– Numa cena em que Franny vai no show de James, é possível ver ao fundo o ator e recém falecido ícone da comédia Jerry Lewis.

Ficha Técnica

Elenco:
Anne Hathaway
Johnny Flynn
Mary Steenburgen
Lola Kirke
Ben Rosenfield
Li Jun Li
Sharon Van Etten
Kitty Crystal
Al Thompson
Gideon Glick

Direção:
Kate Barker-Froyland

Produção:
Molly Conners
Jonathan Demme
Anne Hathaway
Marc Platt
Adam Shulman
Christopher Woodrow

Fotografia:
John Guleserian

Trilha Sonora:
Jenny Lewis
Johnathan Rice
Nate Walcott

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑