Uma Longa Viagem (“The Railway Man”)

Genre :
Actor : , ,
Country : , ,
Release Date : 2013

Baseado em fatos reais, fala sobre o veterano de guerra e aficionado por trens Erik (Colin Firth da trilogia de “Bridget Jones”) que na década de 80 conhece Patti (Nicole Kidman de “Lion: Uma Jornada Para Casa”), casa-se com ela, mas não consegue manter seu casamento de pé devido a um distúrbio pós-guerra que o faz ter surtos cada vez piores, até que se descobre que seu algoz japonês ainda está vivo.

A narrativa se reveza entre o presente (a década de 80) e a época da 2ª Guerra Mundial onde Erik é vivido por Jeremy Irvine de “Uma Noite no México”. Aliás, a produção quase desliza porque a parte da guerra chega a ser, em parte, até mais interessante que o presente, onde está alocado o casting principal e daí se tem um certo desequilíbrio, pelo menos até o terceiro ato onde o diretor tem a habilidade de juntar as duas tramas e prover um clímax que carrega uma sutil emoção, que é exatamente o necessário para o desfecho engrenar.

Um dos aspectos pelo qual o período da guerra no filme atrai é o design de produção, dono de uma bela cenografia e habilidosa reconstituição de época. Aliás, aparentemente essa unidade de filmagem recebeu não só um design melhor (porque era necessário), mas um melhor tratamento de roteiro. Reparem no primeiro e segundo atos, como os surtos do Erik mais velho são episódicos, como se a edição tirasse parte da conexão contextual de como o tempo influi no personagem. Por outro lado, a narrativa em meio a guerra, mesmo recortada pelo roteiro guarda justamente essa conexão, fazendo o espectador entender melhor a construção da personalidade de Erik do que as suas consequências décadas mais tarde.

Uma Longa Viagem” se beneficia do ótimo elenco – mesmo com uma Nicole Kidman coadjuvante – e uma história forte o suficiente para relevarmos a irregularidade do roteiro até a metade do filme.

Curiosidades:
– Patti, a esposa de Erik na vida real (o qual já e falecido desde 2012) compareceu à première do filme e recebeu minutos de calorosos aplausos da platéia ao final.
– Um dos motivos da rápida edição, o que às vezes prejudica o resultado final, é que o filme comprime o tempo em que os fatos ocorreram, passando a impressão que o namoro, casamento, problemas e desfecho aconteceram num curto espaço de tempo. Mas não foi assim: Erik e Patti se conheceram realmente em 1980, mas só casaram em 1983. Eric só descobriu que o soldado japonês estava vivo dez anos depois, em 1993 e só se encontrou com ele em 1995.
A ponte em que Erik fica refletindo próximo do final é a famosa Ponte do Rio Kwai.
– Nicole Kidman e Jeremy Irvine foram sugestões de casting do próprio Colin Firth. Quem pode, pode!

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Firth
Jeremy Irvine
Nicole Kidman
Stellan Skarsgård
Hiroyuki Sanada
Michael MacKenzie
Jeffrey Daunton
Tanroh Ishida
Tom Stokes
Bryan Probets
Tom Hobbs
Sam Reid
Akos Armont

Direção:
Jonathan Teplitzky

Produção:
Chris Brown
Bill Curbishley
Andy Paterson

Fotografia:
Garry Phillips

Trilha Sonora:
David Hirschfelder

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑