Vidas Cruzadas (“The Private Lives of Pippa Lee”, EUA, 2009)

Genre : ,

Um drama familiar que contempla uma situação muito conhecida por todos, mas pouco explorado no cinema: Pippa Lee (Robin Wright Penn de “Nova York, Eu te Amo“) é uma devotada esposa para seu bem mais idoso marido Herb (Alan Arkin de “Agente 86“). Ela é a pessoa quem serve como ombro amigo para todos a sua volta. O problema é que, sobrecarregada com esse fardo, ela começa a ter crises de stress que se concretizam com um distúrbio de sonambulismo. Ao mesmo tempo em que se sente negligenciada por Herb, conhece o jovem e atraente Chris (Keanu Reeves de “O Dia em que a Terra Parou“) que a desperta de uma letargia que durava anos. Dividida entre a fidelidade ao marido, o apoio dos amigos e sua própria sanidade mental, ela relembra sua juventude e de tudo o que passou até chegar a ser o que é.

A produção ela tem três grandes trunfos. O primeiro é um elenco impecável. Penn consegue traduzir cada palavra do roteiro em sentimento; Blake Lively (que também trabalhou em “Nova York, Eu te Amo“) consegue capturar toda a insegurança e destemor da juventude sem se tornar contraditória; e o maior destaque vai para a mãe de Pippa, interpretada de forma surpreendente por Maria Belo do também ótimo “O Clube de Leitura de Jane Austen“. Até Keanu Reeves no seu jeito Neo de ser, não prejudica a harmonia do elenco, o qual se entende por uma fila de grandes coadjuvantes de luxo.

A edição e montagem também se sobressaem tornando a dialética em torno do presente e passado da protagonista, quase uma poesia, com transições mais que elegantes e consistentes com a narrativa. E finalmente o toque feminino da talentosíssima Rebecca Miller (esposa do também talentosíssimo ator Daniel Day Lewis – “Sangue Negro“) que escreveu o livro homônimo, escreveu o roteiro e ainda dirigiu esta obra, lançando um olhar inédito num tema que parecia saturado.

Vidas Cruzadas” é uma verdadeira pérola que se encontra nas locadoras e deve ser uma maravilhosa surpresa para os cinéfilos, além de ser uma prova que na linguagem da sétima arte, ainda há muita coisa a ser dita.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Robin Wright Penn
Blake Lively
Alan Arkin
Keanu Reeves
Maria Bello
Zoe Kazan
Winona Ryder
Mike Binder
Monica Bellucci
Ryan McDonald
Julianne Moore
Shirley Knight

Direção:
Rebecca Miller

Produção:
Dede Gardner
Jeremy Kleiner
Lemore Syvan

Fotografia:
Declan Quinn

Trilha Sonora:
Linda Cohen
Michael Rohatyn

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑