Vidro (“Glass”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Há 19 anos, o diretor M. Night Shyamalan estava embalado pelo sucesso do sensacional “Sexto Sentido” e partiu para o emblemático “Corpo Fechado” também com Bruce Willis, obra que teve a alcunha de um filme de super-herói passado no mundo real. Ao fazer o mediano, porém sucesso de bilheteria, “Fragmentado”, ele uniu os dois universos e voltou ao estilo que o consagrou para esse inusitado fechamento da trilogia iniciada tantos anos antes.

Nosso fatídico herói David Dunn (Willis) está atrás de Kevin que tem múltipla personalidade, sendo uma delas a besta (McAvoy) que está matando pessoas. Só que em meio ao confronto eles são pegos pela polícia e internados num instituto onde a psicóloga Dr. Staple (Sarah Paulson de “Bird Box”) que é especializada em distúrbios de pacientes com delírios de grandeza que se achavam super-heróis. O que David não sabia é que no mesmo lugar estava internado o Sr. Vidro (Jackson) que há muitos anos provocou a morte de centenas de pessoas em acidentes planejados, inclusive o acidente de trem de “Corpo Fechado”.

Se você viu os dois filmes anteriores vai ser muito mais fácil e prazeroso ver “Vidro”. Se não, vai ter dificuldade em se situar, até porque “Corpo Fechado” não só é a base de tudo como também “Vidro” deriva toda a sua abordagem de lá.

A narrativa se divide em três partes: 1. Antes do Instituto; 1. Dentro do Instituto; 3. O confronto final. Os primeiro e último atos são fortes e elevam o filme a outro patamar, com pelo menos duas reviravoltas que só mesmo Shyamalan saberia conceber.

O segundo ato é essencial para construir o psicológico correto para a jornada de cada personagem, porém é moroso e contemplativo demais. Aparentemente o diretor se deixou levar pelo talento de McAvoy de interpretar vários personagens em um e passa muito tempo enrolando com ele em cena.

As referências aos universos DC e Marvel são discretas, mas ótimas, principalmente nas várias vezes em que ele compara o próprio enredo com aqueles das revistas em quadrinhos.

Um dos pontos altos, além do clímax, é a homenagem que Shyamalan faz a “Corpo Fechado” em vários momentos, como na cena em que ele mesmo aparece e até mesmo montagens com o filme para explicar partes cruciais da trama (uma das grandes reviravoltas de “Vidro” acontece em “Corpo Fechado” e ninguém sabia – sem spoilers).

Vidro” é uma belíssima e dramática homenagem aos super-heróis e um bom lembrete que para os vilões, eles também são os heróis de sua própria história.

Curiosidades:

– O personagem Kevin, vilão de “Fragmentado” deveria ter aparecido em “Corpo Fechado”, só que o diretor / autor, não conseguiu fazer com que ele aparecesse sem haver dois filmes. Como a Disney não topou uma continuação, ele esperou para coloca-lo em outro momento num filme separado.

– Como “Corpo Fechado” é da Disney e “Fragmentado” é da Universal Pictures, essa foi a primeira vez em que os dois estúdios trabalharam juntos para a produção de um filme, porque ambos acharam que após o sucesso de Fragmentado e com o roteiro entregue, esse seria um produto de qualidade e que atrairia o público.

– O filme segue a premissa das HQs de dar nomes aos heróis e vilões com nome e sobrenome de fonéticas iguais: David Dunn e Kevin Crumb.
– Na capa da revista que apresenta o maior prédio da cidade o título é “A True Marvel” (uma verdadeira maravilha) que claramente faz alusão à primeira sede de Os Vingadores (o prédio de Tony Stark) e coroa homenagem com a própria palavra Marvel.
– Há uma cena em que passa na televisão um episódio da série Batman da década de 60.
– Na loja de revistas em quadrinhos, algumas cenas mostram revistas dos X-Men. James McAvoy interpreta o Professor Xavier nos filmes da série.
– O prédio do instituto psiquiátrico do filme é realmente um instituto psiquiátrico na vida real.
– A atriz que interpreta a mãe do Sr. Vidro é 5 anos mais nova que Samuel L. Jackson.
– Além dos Willis e Jackson, os artistas que fazem a mãe do Sr. Vidro e o filho de David são os mesmos de 19 anos atrás.
SPOILER: SÓ LEIA DEPOIS DO FILME
– Em “Corpo Fechado”, há 19 anos, David está num estádio de futebol e esbarra numa mãe segurando seu filho. Ele tem a visão do filho sendo maltratado e gritando. Era a mãe de Kevin e o próprio.

Ficha Técnica

Elenco:
James McAvoy
Bruce Willis
Samuel L. Jackson
Anya Taylor-Joy
Sarah Paulson
Spencer Treat Clark
Charlayne Woodard
Luke Kirby
Adam David Thompson
M. Night Shyamalan
Shannon Destiny Ryan
Diana Silvers
Nina Wisner
Kyli Zion

Direção:
M. Night Shyamalan

Produção:
Marc Bienstock
Jason Blum
Ashwin Rajan
M. Night Shyamalan

Fotografia:
Mike Gioulakis

Trilha Sonora:
West Dylan Thordson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑