Vigaristas (“The Brothers Bloom”, EUA, 2008)

Genre : ,

Bloom e Stephen foram duas crianças abandonadas à própria sorte que aprenderam em trânsito nos seus vários lares adotivos que a mentira podia lhes trazer uma série de vantagens. Um de seus primeiros golpes mostrado logo na introdução não é menos que genial. E também já percebemos a tendência mais sensível de Bloom (Adrien Brody de “O Fantástico Sr. Raposo“) que ao ser adulto quer deixar essa vida bandida, enquanto seu irmão Stephen (Mark Ruffalo de “Ilha do Medo“) é quase viciado nos golpes em que pratica e sempre manipula Bloom para voltar à ativa.

Com a promessa de ser seu último golpe, eles pegam a avoada milionária Penélope (Rachel Weisz de “Um Olhar no Paraíso“) para pato e fazem um teatro, enganando-a a ponto dela financiar uma aventura falsa em busca de um artefato precioso mais falso ainda. A dinâmica da dupla de protagonistas lembra muito a concebida em “Quem Quer Ser um Milionário?” Apesar disso os três personagens principais são inspirados em “Ulisses”, de James Joyce. Stephen é baseado em Stephen Daedalus, Bloom em Leopold Bloom e Penelope na esposa de Odisseu.

E esse é o grande mérito do escritor e diretor Rian Jonhson: construir uma narrativa que beira o absurdo, mas que tem um pé cravado na nossa realidade e que torna a visualização das cenas tão deliciosa como se fosse um livro. Desde o indefectível cigarro na boca da improvável Bang Bang (a atriz japonesa Rinko Kinkuchi que só fala três palavras no filme inteiro, descartando a cena do karaokê), cuja história é hilária, até a perfeita fotografia que mira nos mínimos detalhes, a produção ainda conta com um roteiro afiadíssimo e com muita emoção, sem ser piegas, como é o caso do último ato, cheio de reviravoltas, senão surpreendentes, no mínimo muito bem elaboradas.

Vigaristas” é daqueles filmes que não foi indicado para nenhum Oscar, mas transcende tudo aquilo que se tem por critérios de como se premiar uma obra, por ser não menos que uma sensacional diversão. Recomendação imediata pro fim de semana.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Rachel Weisz
Adrien Brody
Mark Ruffalo
Rinko Kinkuchi
Robbie Coltrane
Maximilian Schell
Ricky Jay
Zachary Gordon
Max Records
Joseph Gordon-Levitt

Direção:
Rian Johnson

Produção:
Ram Bergman
James D. Stern

Fotografia:
Steve Yedlin

Trilha Sonora:
CliNathan Johnson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑