Vingadores: Guerra Infinita (“Avengers: Infinity War”)

Vingadores: Guerra Infinita” é “O Senhor dos Anéis” da Marvel, pois qualquer coisa que se diga sobre o filme será superlativo em todos os aspectos do contexto que ele compreende. A própria busca pelo poder – mas também pela possível destruição das jóias do infinito – que podem levar o vilão Thanos a ser soberano e acabar com metade do universo, lembra o contesto da saga de Frodo, Aragorn e seus amigos, inclusive na estruturação do roteiro, que divide as linhas dramáticas e de ação para que lá no final (inclusive na continuação) se juntem.

Sem dar maiores spoliers, o filme começa exatamente onde “Thor – Ragnarok” parou e daí, literalmente ele não para mais. Não há espaço para respirar e a ação toma conta das pouco mais de duas horas de projeção.

Voltando um pouquinho, o espectador vai perceber que a ação começa segmentada: Thor no espaço com os Guardiões da Galáxia (apareceu no trailer), o Homem de Ferro, Dr. Estranho, Homem Aranha em Nova York, Capitão América, Pantera Negra e cia em Wakanda e por aí vai. Foi uma maestria do roteiro que haja tantos lugares onde se passa a história (fazendo analogia do próprio universo a uma Terra Média do mundo de J.R.R. Tolkien) e que todos eles sejam bem mapeados pelo espectador e que suas respectivas tramas se encontrem e façam total sentido, não só partindo das premissas dos filmes anteriores, como também amarrando o contexto para que haja o mínimo de falhas narrativas.

Quem lembra bem dos outros filmes da série vai notar o cuidado dos roteiristas com esse tema, desde os interesses amorosos que surgem, até condições factuais como – principalmente – o racha nos Vingadores em “Capitão América – Guerra Civil”.

A saída de Joss Whedon que vinha dirigindo os dois filmes dos Vingadores até “A Era de Ultron” e a entrada dos Irmãos Russo que dirigiram os dois últimos filmes do Capitão América (filmaços diga-se de passagem) não prejudicou em nada a continuidade e deu novo fôlego, mostrando uma ação continuada e assertiva, fazendo com que o público seja capaz de acompanhar cada movimentos dos inúmeros personagens sem se confundir.

E finalmente tem o humor que deve dividir algumas opiniões, pois dificilmente em situações tão tensas e intensas como as da produção haveria espaço para piadas. Mas sem torcer o nariz, dá pra dizer que elas são engraçadas e bem colocadas (ok, quase todas) e fazem com que seus personagens não percam suas características de humor principais. Por exemplo, seria impossível imaginar o pessoal dos Guardiões da Galáxia sem as suas piadinhas intransigentes e até mesmo Thor, que virou comediante em “Ragnarok” não perde de todo o seu senso de humor (a piada que ele aprendeu a língua de Groot na escola é impagável).

Vingadores: Guerra Infinita” é o mais épico filme da Marvel de todos os tempos e que junta 10 anos de uma preparação com pouquíssimas falhas e tem uma surpresa atrás da outra com destinos inusitados para personagens importantes e um final tão chocante que vai fazer você sair do cinema assim:

Curiosidades:

– As cenas do planeta Morvir (onde se encontra a jóia da alma foram filmadas em segredo nos Lençóis Maranhenses.
– Tom Holland (Homem-Aranha) foi proibido de ler o roteiro antes das filmagens, pois em “Homem-Aranha: De Volta para Casa” ele vazou muitas informações importantes. É o que dá confiar em adolescentes.
– No primeiro “Thor”, muitos pensavam que Odin tinha a manopla do infinito, mas em “Ragnarok“, Hela diz que é falso e em “Guerra Infinita” aprendemos que pode existir mais de uma manopla. Um jeito interessante de amarrar as pontas.
– (NÃO É NECESSARIAMENTE UM SPOILER, MAS SE VOCÊ FOR MUITO SENSÍVEL NÃO LEIA): Apesar do final, sabemos de cara que as coisas não vão ficar assim, pois já foram anunciadas continuações com heróis que foram justamente “afetados” no desfecho.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert Downey Jr.
Chris Hemsworth
Mark Ruffalo
Chris Evans
Josh Brolin
Chris Pratt
Scarlett Johansson
Don Cheadle
Benedict Cumberbatch
Tom Holland
Chadwick Boseman
Zoe Saldana
Karen Gillan
Tom Hiddleston
Paul Bettany
Elizabeth Olsen
Anthony Mackie
Sebastian Stan
Idris Elba
Danai Gurira
Peter Dinklage
Benedict Wong
Pom Klementieff
Dave Bautista
Vin Diesel
Bradley Cooper
Gwyneth Paltrow
Benicio Del Toro
Sean Gunn
William Hurt
Stan Lee
Samuel L. Jackson
Cobie Smulders
Winston Duke

Direção:
Anthony Russo
Joe Russo

Produção:
Kevin Feige

Fotografia:
Trent Opaloch

Trilha Sonora:
Alan Silvestri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑