Vingança ao anoitecer (“Dying of the Light”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Country :
Release Date : 2014

Houve uma celeuma sobre essa produção: após o fim das filmagens, a produtora Grindstone tirou todo o material das mãos do diretor Paul Schrader e alterou digitalmente quase todo o resultado, além de editar da maneira que bem quis. Isso fez com que elenco e diretor fizessem um protesto e relegassem a própria cria.

E porque estou começando dizendo isso? Porque o filme é uma bomba. Aparentemente escreveram os piores diálogos do planeta e pediram para Nicolas Cage (de “O Imperador” já no meio do caminho do fundo do poço) recitá-los da maneira mais canastrona possível. Por exemplo, chega a ser constrangedor o discurso feito pelo seu personagem logo no início do filme para uma turma de agentes iniciantes da CIA (que é cruelmente repetido antes dos créditos finais).

Ele é Evan, veterano da agência que descobre estar com uma doença terminal e também descobre que um terrorista inimigo seu de longa data está vivo e, pasmem, também com uma doença terminal. Então ele desafia a própria CIA para sair à caça do moribundo árabe, junto com seu amigo Milt (o saudoso Anton Yelchin de “Star Trek” que faleceu ano passado).

A trama por sí só não empolga. Tanto que até um dos diretores da CIA pergunta para Evan porque ele se interessaria em caçar um ex-terrorista que já estaria no fim da vida e escondido de todos. É a pergunta que qualquer um faria e, apesar da obsessão do protagonista já ser motivo suficiente, a reposta dada por Evan dá até vergonha alheia. Aliás, é difícil pinçar uma cena onde Cage abra a boca de modo digno. Sua caracterização de um doente terminal deixa muito a desejar e fica num modo automático que quase agride o espectador. No terceiro ato, o derradeiro encontro entre Cage e seu algoz parece mais um papo de bêbado chato onde ninguém se entende e de onde nada se tira.

Todos os enquadramentos e sequencias do diretor Paul Schrader (“Adam – Memórias de uma Guerra”) são óbvias, ultrapassadas e previsíveis. Qualquer sequência pode ter seu arco antecipado em pelo menos 5 a 10 minutos por um espectador mais atento.

Pelo desfecho que puseram, parece que nem seus realizadores tiveram saco para levar o filme até o final. “Vingança ao Anoitecer” é um teste de paciência e resistência até para os fãs devotos de Nicolas Cage.

Curiosidade:

– O filme custou $ 5 MM, sendo U$ 1 MM o cachê no Nicolas Cage.
– É a segunda vez que acontece uma briga de bastidores com o diretor Paul Schrader. A primeira foi em 2005, quando tiraram “Exorcista – O Início” dele e deram para outro diretor (Renny Harlim) dirigir.

Ficha Técnica

Elenco:
Nicolas Cage
Anton Yelchin
Alexander Karim
Irène Jacob
Tomiwa Edun
Aymen Hamdouchi
Claudius Peters
Robert G. Slade
Geff Francis
Silas Carson
Serban Celea

Direção:
Paul Schrader

Produção:
Scott Clayton
David Grovic
Gary A. Hirsch
Todd Williams

Fotografia:
Gabriel Kosuth

Trilha Sonora:
Frederik Wiedmann

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑