Vivarium

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2019

É daqueles filmes bem esquisitos que tem uma mensagem por trás, uma analogia no arco de história e, por mais que se entenda, parece faltar alguma coisa.

A introdução, vemos como o pássaro Cuco invade o ninho de outros pássaros, empurra os filhotes para fora do ninho para ele ser alimentado pela mãe dos tadinhos falecidos. Um grande sacana.

Daí conhecemos Gemma e Tom (Imogen Poots e Jesse Eisenberg respectivamente, que atuaram juntos há pouco tempo em “A Arte da Auto Defesa”, outro filme estranho). Eles entram numa imobiliária e o corretor os leva a uma estranha vizinhança onde as casas são todas iguais. De repente eles se veem presos nesse lugar sem ninguém e não tem como escapar. De quebra, alguém ainda deixa um bebê meio mutante para eles cuidarem.

A premissa curiosa e peculiar captura o espectador, primeiro para que se tente resolver o mistério e segundo para seguir nosso casal de heróis e como a personalidade e relação vai se alterando com o tempo de confinamento. Aliás, taí um filme cujo tema lembra nosso período atual de isolamento social.

O problema é que nenhum dos dois temas tem um desfecho satisfatório. Uma vez entendida a macabra analogia final, descobre-se que na verdade não existe bem um mistério, mas sim um ciclo que no fim das contas funciona como uma frase de efeito com pouco conteúdo. Até porque há algumas pequenas, porém, decisivas lacunas do roteiro quando se pensa nas tomadas de decisão do casal protagonista – que até podem ter sido afetadas pela sua psiquê exaurida, mas ainda assim é insuficiente, já que teriam oportunidade de explorar bem mais do cenário.

Finalmente a relação entre eles evolui e retrocede conforme a conveniência do roteiro me nem sempre é fácil identificar o ponto emocional narrativo onde eles se encontram.

Vivarium” é um filme esquisito, meio suspense, meio comédia de humor negro, com uma mensagem entendível, mas não menos esquisita e com um desfecho que deve dividir opiniões, mas com um desenvolvimento falho e que dá mais voltas do que precisa.

Ficha Técnica

Elenco:
Imogen Poots
Jesse Eisenberg
Danielle Ryan
Molly McCann
Jonathan Aris
Côme Thiry
Senan Jennings
Eanna Hardwicke

Direção:
Lorcan Finnegan

Produção:
Brendan McCarthy
John McDonnell

Fotografia:
MacGregor

Trilha Sonora:
Kristian Eidnes Andersen

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑