Voando Alto (“Eddie the Eagle”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2016

A história de Eddie The Eagle, esquiador amador que conseguiu ir para as Olimpíadas de Inverno no Canadá em 1988 é contata com fartas pitadas de ficção, mas que no final das contas fica a favor da produção.

O idealizador do projeto é o mestre Matthew Vaughn que dirigiu “Kingsman: Serviço Secreto”, mas que ficou na produção enquanto contratou o próprio mocinho de seu último filme Taron Egerton como Eddie, mostrando um outro lado seu, já que o protagonista é introvertido, tem cara de nerd e tudo para ser um perdedor. Seu sonho é entrar nas Olimpíadas, mas sempre é barrado pelo Comitê Britânico que, como todos os outros, acham ele uma piada. Até que Eddie encontra Peary (Hugh Jackman de “Peter Pan”), um ex-esquiador beberrão e o convence a ser seu treinador, o que vai leva-los a lugares inimagináveis.

Dirigido pelo pupilo de Vaughn, Dexter Fletcher (“Wild Bill”), o filme é aquela história de superação que lembra muito “Apenas Uma Chance”: sempre muito bem humorado com personagens carismáticos que mesmo nas grandes dificuldades não passam sua depressão ao público, edificando o lema de nunca desistir e levando a platéia consigo. Além disso ambos contam com uma trilha sonora fabulosa, aqui escrita e desempenhada pelo cantor Gary Barlow e o compositor Matthew Margeson (também de “Kingsman“) que com quatro acordes conseguiu um belíssimo instrumental e também se utilizou de efeitos dos anos 80 para situar os personagens no tempo.

Egerton está ótimo como Eddie e convence tanto quando Jackman num papel normal (pra quem costuma ser o Wolverine) e ao mesmo tempo complexo, mesmo caindo em certos lugares comuns. O roteiro, mesmo engessado, não tem grandes falhas e consegue produzir um ritmo consistente sem apelar para o dramalhão barato ou para a comédia rasgada.

Voando Alto” pode ter vários adjetivos positivos, mas só de ser um filme onde o espectador sai de bem com a vida no final sem que se force a barra pra isso já é mais que suficiente para se recomendar.

Curiosidades:

– Na história real, o personagem de Hugh Jackman não existe. Ele foi colocado lá para dar mais química ao filme. O verdadeiro Eddie treinou sozinho em condições muito piores do que aparece no filme.
– Quando Peary está escutando rádio, antes de desligar o comentarista fala que a próxima atração é uma equipe jamaicana de bobsled (competição de trenó). Nessas Olimpíadas de Inverno de 1988 foi a primeira vez que uma equipe jamaicana participa. Essa história é contada no filme “Jamaica Abaixo de Zero”, comédia de 1993 e último filme do famoso comediante John Candy antes de sua morte. E pasmem: foi justamente esse filme que inspirou Matthew Vaughn a fazer “Voando Alto”.
– Como foi filmado na primavera, não havia neve em parte alguma. Os realizadores tiveram que transportar neve do pico das montanhas para o set (na parte onde elenco percorre) e o resto foi preenchido com CGI (efeitos digitais).
– Os atores que interpretam Eddie aos 10 e depois aos 15 anos são irmãos na vida real (Tom e Jack Costello).

Ficha Técnica

Elenco:
Taron Egerton
Hugh Jackman
Tom Costello
Jo Hartley
Keith Allen
Dickon Tolson
Jack Costello
Mark Benton
Tim McInnerny
Edvin Endre
Mads Sjøgård Pettersen
Marc Benjami
Iris Berben
Rune Temte

Direção:
Dexter Fletcher

Produção:
Adam Bohling
Rupert Maconick
David Reid
Valerie Van Galder
Matthew Vaughn

Fotografia:
George Richmond

Trilha Sonora:
Matthew Margeson
Gary Barlow

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑