Vozes (“Voces”)

Saindo do circuito da máquina de Hollywood, a Espanha sempre se oferece como uma ótima alternativa de histórias, por mais que, aqui e ali, tenham referências nos sucessos dos EUA. No caso desse terror espanhol, ele pega referências de clássicos como “Poltergeist”, “Terror em Amityville” e “Invocação do Mal”, mas constrói uma narrativa original e coesa.

A história não conta conversa e já começa “chutando a porta” quando uma família vai morar numa antiga mansão, apenas para reformá-la e vende-la (taí uma justificativa original), quando o filho pequeno começa a escutar vozes que vão se materializando como uma entidade maléfica que põe a vida de todos em perigo.

Com poucas, mas interessantes mortes (a primeira é a melhor), o clima de terror é feito muito mais pelos criativos efeitos de câmera e edições, dispensando-se assim o uso de efeitos digitais.

O elenco desconhecido está corretíssimo, sem aqueles trejeitos que os personagens vítimas dos espíritos têm de andar de forma lenta, com algumas oportunidades de melhoria em poucas cenas. Além disso, o roteiro não tem pena de ninguém e qualquer um pode morrer, ao invés de já terem algumas figurinhas tarimbadas como no terrorzão comercial.

Aliás, talvez uma das vantagens da direção é entender o timing para assustar os telespectadores ou deixá-los em estado de constante tensão. Nada muito fora do que já se faz, mas com uma ótima execução.

Então chegamos na reviravolta final que agrada e surpreende justamente por ser depois do clímax e que dá um desfecho bem longe dos lugares comuns dos filmes de terror padrão, além de ser até emocionante de certa forma (em termos de emoção – não de impacto – me lembrou do clássico “Os Outros” com Nicole Kidman).

Vozes” não é perfeito, às vezes empaca, mas entende como funciona o desenvolvimento de um terror envolvente, é coerente no roteiro e guarda algumas boas surpresas ao longo do caminho sem estereotipar personagens. Recomendado!

Curiosidade: O ator Javier Botet, queridinho do cinema mundial de terror por interpretar as mais diversas criaturas (veja sua filmografia aqui), faz uma participação especial como um cliente de uma livraria.

Ficha Técnica

Elenco:
Rodolfo Sancho
Ana Fernández
Ramón Barea
Belén Fabra
Lucas Blas
Nerea Barros
Beatriz Arjona
José Bermúdez
José Luis Lozano
Rubén Corvo
Rosa Álvarez
Álvaro Fontalba
Aitor Toro
Javier Botet
Viti Suárez

Direção:
Ángel Gómez Hernández

Produção:
Juan Moreno
Guillermo Sempere

Fotografia:
Pablo Rosso

Trilha Sonora:
Jesús Díaz

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑